Yahoo pede para divulgar dados sobre solicitações de vigilância

0

O Yahoo solicitou ao Tribunal de Vigilância de Inteligência Estrangeira dos Estados Unidos autorização para divulgar ao público o número de pedidos de vigilância que recebeu e as negativas ao governo americano, em 2008. Segundo a versão online do Mercury News, maior jornal do Vale do Silício, na Califórnia, os documentos mostrariam que a empresa se opôs "energicamente" às exigências das agências de inteligência e órgãos segurança para terem acesso a  informações de usuários.

Segundo o Yahoo, seu argumento contra coleta de dados foi rejeitado em uma decisão de quatro anos atrás, que deu ao governo o poder de persuadir outras empresas de tecnologia a cumprirem os pedidos por informações, segundo relatam especialistas na área legal ao Mercury News. Além disso, a empresa estava proibida de revelar que era obrigada a colaborar até o ano passado.

Caso o Yahoo consiga divulgar os documentos, os especialistas acreditam que será um grande passo para esclarecer os argumentos contra o programa de vigilância ultrassecreto denominado Prism.

O pedido do Yahoo segue aos de outras empresas acusadas de participarem do programa. O Google e a Microsoft, por exemplo, apelaram à Primeira Emenda da Constituição pedindo permissão para revelar números gerais sobre os pedidos de informação que eles receberam dentro dos programas nacionais de segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.