TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Grande parte dos 'tomadores de decisão' admite não possuir estratégia para transformação digital

Postado em: 12/07/2016, às 19:44 por Redação

Para 86% dos chamados tomadores de decisão, a transformação digital irá desempenhar um papel-chave no mercado, porém, 40% deles admitem não possuir uma estratégia para implantação do novo conceito. É o que revela pesquisa global realizada pela IFS, fornecedora de software de gestão empresarial, para a qual foram entrevistados cerca de 500 tomadores de decisão seniores de empresas em setores como manufatura industrial, construção, varejo, petróleo e gás, automotivo, energia e utilities, além de outras indústrias.

Quando questionados sobre quem dentro da empresa tem a responsabilidade para conduzir a transformação digital, os entrevistados apontaram o CIO (40% das respostas), o CEO (39%) e o CFO (35%), enquanto o CTO (20%) e o CMO (6%) não foram considerados influentes nessa área. A mesma pergunta feita aos C-Levels revelou que frequentemente eles apontam a si mesmos como responsáveis por coordenar a transformação digital. O resultado neste caso demonstrou que 53% dos CEOs consideram a si mesmos responsáveis. O percentuais correspondentes de CFOs e CIOs foram 69% e 63%, respectivamente.

Para 86% dos entrevistados, a transformação digital desempenhará um papel-chave em seus mercados nos próximos cinco anos, porém, ao mesmo tempo, 76% responderam que precisarão de mais informações sobre o novo conceito. Muitas empresas nunca foram muito longe na implementação de estratégias: 40% dos entrevistados afirmaram não possuir uma estratégia clara para a transformação digital.

O executivos também foram solicitados a indicar as tecnologias disruptivas e qual o grau de importância de cada uma delas para impulsionar a transformação digital (veja gráfico abaixo)

Graf_TecnologiasOK

Diferenças regionais

A entrevista revelou também uma série de diferenças regionais no quesito das responsabilidades internas. Entre os poloneses, por exemplo, a maioria acredita que o CIO (57% das respostas) é quem conduzirá a transformação digital. Já 41% acreditam que é papel do CEO. Nos Estados Unidos, a maior parte respondeu que o CFO conduzirá a transformação digital (42%), e apenas 30% acham que o CEO será o responsável — este é o resultado mais baixo na classificação dos CEOs entre todos os países.

No caso do Brasil, 57% dos entrevistados acham que o CTO será o responsável pela transformação digital (o resultado mais alto para CTOs entre todos os países), enquanto os escandinavos entrevistados acreditam que o CIO será um dos responsáveis pela transformação digital (45%), seguido pelo CEO (38%).

Já os asiáticos entrevistados se mostraram em dúvida. A pesquisa identificou que 29% dos entrevistados não sabem quem dentro da organização será o responsável pela transformação.

"A pesquisa mostra que os líderes seniores de grandes indústrias perceberam o potencial que a transformação digital oferece, porém, em muitos casos não possuem uma estratégia implementada para alavancá-la. Parece que ainda há uma grande incerteza a respeito de quem realmente será o responsável por conduzir a transformação digital dentro das corporações. As empresas precisam esclarecer seus objetivos e traçar estratégias claras, a fim de utilizar plenamente o potencial de transformação digital", afirma Mark Boulton, CMO da IFS.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial