Instituto do Câncer terá prontuário digital

0

O Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (ex-Instituto Doutor Arnaldo), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), será o primeiro hospital brasileiro a adotar um sistema de prontuário digital móvel que mostra o histórico médico de pacientes internados e permite até a prescrição de remédios.

Médicos e enfermeiros poderão utilizar a tecnologia, em fase de testes no hospital, a partir de novembro. Com o sistema, será possível verificar os dados do paciente, seu histórico na instituição, setores pelos quais foi atendido, medicamentos que utilizou ou está tomando e imagens dos exames digitalizados.

Todas as informações estarão disponíveis numa tela que ficará afixada no braço do profissional. Bastará passar o leitor no código de barras na pulseira do paciente. O equipamento virá também com uma câmera fotográfica acoplada. Será possível, ainda, prescrever medicamentos pelo sistema, por meio de uma caneta similar às de um palmtop.

A implantação da tecnologia será possível porque o prédio do Instituto do Câncer (inaugurado no mês de maio) possui infra-estrutura para transmissão de dados sem fio. Serão comprados cerca de 150 aparelhos, para as áreas de enfermaria e (Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

"Trata-se de uma revolução na área hospitalar. O sistema agiliza a informação e, conseqüentemente, o atendimento. Além disso, é uma ferramenta importante para evitar erros e acúmulo de papéis impressos", afirma Erico Bueno, diretor de tecnologia da informação e infra-estrutura hospitalar da unidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.