Linkedin cancela novo formato de anúncio temendo violação de privacidade

0

O Linkedin reviu sua estratégia e desistiu de implantar uma ferramenta de publicidade que utilizava as fotos dos perfis dos usuários e suas recomendações, com medo de sofrer sanções atreladas à uma possível violação de privacidade dos usuários.
No fim de junho, o Linkedin começou os testes de novos anúncios de publicidade chamados de social ads, que compartilhavam automaticamente as ações públicas dos usuários, como recomendações de produtos e empresas. O formato comercial mostrariam em anúncios a foto do usuário de uma outra maneira, recomendando um produto ou uma companhia.
A empresa anunciou a nova plataforma em seu blog oficial, onde agora existe um banner informando os membros da sua iniciativa, após reclamações de violação de uso de imagem de usuários e blogueiros. No lugar das fotos, a partir de quinta-feira, 11, haverá o número de conexões do usuário que recomendam tal produto ou empresa.
O líder de produto de marketing do Linkedin, Ryan Rolansky, defendeu a iniciativa da empresa no blog, explicando que nenhuma informação pessoal seria compartilhada com anunciantes. "A única informação usada no social ads são aquelas cuja visibilidade já está autorizada a qualquer um em sua rede", argumentou.
Rolansky admitiu, entretanto, que a empresa deveria ter lidado de uma outra maneira com a situação. "Deveríamos ter deixado mais claro nossos objetivos", completou.
O incidente lembra outros casos em que redes sociais têm que explicar como são usadas as imagens e informações de seus usuários. Mesmo quando não há nada privado, os membros de comunidades on-line geralmente reagem negativamente quando seus dados são expostos de outras maneiras. O mesmo aconteceu quando o Facebook lançou seu feed de atualizações, hoje considerado comum.
A repercussão com o fim do social ads pode afetar as rendas da empresa, visto que o Linkedin abriu seu capital em maio no maior IPO desde o Google, em 2004. A rede social com objetivos profissionais gera lucro por meio de anúncios on-line, assinaturas premium e ferramentas para recrutadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.