Proposta exige autorização de titular para registro de nome ou marca na web

0

O registro de nomes de domínio de internet na categoria .br idênticos ou bastante similares a nomes de marcas, empresas e pessoas sem a autorização do titular pode ser proibido. Isso é o que prevê proposta em análise na Câmara dos Deputados.
O Projeto de Lei 835/11, do deputado Claudio Cajado (DEM-BA), também não permitirá o registro de expressões contrárias à moral e aos bons costumes, que ofendam a honra ou imagem de pessoas ou atentem contra a liberdade de consciência, crença e culto religioso.
Os domínios registrados anteriormente à lei, caso aprovada, e que estiverem em desacordo com as novas regras não poderão ser renovados. A proposta considera aptos a solicitar o registro pessoas físicas e jurídicas, legalmente representadas ou estabelecidas no Brasil, possuidoras de número de CPF ou CNPJ regular.
Cajado observou que, em razão de os nomes de domínio terem adquirido importância comercial e estratégica, "oportunistas" começaram a registrar nomes parecidos com marcas já consolidadas, sem a devida autorização de seus detentores.
"O projeto proíbe o registro de nomes de domínios idênticos ou similares o suficiente para causar confusão com marca depositada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, com título de obra intelectual protegida, com nome de pessoas jurídicas ou com nomes ou pseudônimos de celebridades que não sejam de titularidade do solicitante", diz o deputado.
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.