Comunicação unificada como serviço: a chave para a produtividade

0

Nos últimos anos vimos como as empresas estão começando a confiar na computação em nuvem.  Segundo dados do IDC, a nuvem é uma das prioridades que os CIOs têm para este ano na América Latina e espera-se que o mercado de serviços cresça a uma taxa 50% nos próximos cinco anos.

Fornecer a todos os funcionários as ferramentas que necessitam para trabalhar e colaborar em qualquer lugar, por meio de qualquer dispositivo e rede, pode ser o diferencial entre fechar ou não uma venda, assim como dar mais atenção aos clientes, ou poder abrir novas filiais, disponibilizando mais rapidamente os recursos que os funcionários precisam. Neste sentido, gerenciar as comunicações unificadas como serviço por meio de computação em nuvem é uma forma de alcançar estes objetivos de uma maneira mais rápida e produtiva, tendo em conta os seguintes benefícios:

  • Obter melhor controle de custos: uma empresa que escolhe implementar uma solução de comunicação unificada física, deve contemplar investimentos também em hardware, manutenção e pessoal. No entanto, se contratam um serviço em nuvem, o único gasto e preocupação é a assinatura mensal para este serviço.
  • O departamento de TI pode focar-se em outras tarefas: ao contratar comunicação unificada como serviço, o departamento de TI não precisa focar 100% em implementar, manter e gerenciar esta solução. Assim, pode concentrar-se em outros aspectos chave para atingir os objetivos do negócio.
  • Contar sempre com a tecnologia mais recente: investimentos em sistemas físicos de comunicação unificada implicam custos financeiros significativos para qualquer empresa. Mesmo depois que o sistema já está implementado, a empresa pode precisar fazer novos investimentos em recuperação de desastres, gestão de atualização de software e até mesmo patches de segurança. Entregando a responsabilidade a um provedor de comunicação unificada como serviço, o risco de tecnologia obsoleta é minimizado, os desafios de recuperação de desastres, atualizações e segurança são subcontratados, garantindo que você sempre tenha a tecnologia que precisa na sua empresa.
  • Disponibilidade em qualquer lugar: atualmente estamos imersos em uma mudança de paradigma com relação à forma que trabalhamos. As novas gerações de funcionários demandam formas diferentes de trabalho, que dão lugar a modelos como BYOD, por exemplo. Neste contexto, as soluções baseadas em nuvem permitem acesso multiplataforma a aplicações de comunicação unificada de qualquer lugar com uma conexão de rede. Isso significa que nossa força de trabalho pode se beneficiar da produtividade da comunicação unificada, sem que o departamento de TI precise se preocupar com a compatibilidade dessa solução com os diferentes dispositivos que cada funcionário utiliza.
  • Pagamento por uso: a comunicação unificada como serviço é escalável, ou seja, o número e o perfil dos usuários podem ser aumentados ou reduzidos de acordo com a necessidade da empresa. Os serviços em nuvem utilizam, em geral, um modelo de entrega aos múltiplos usuários com um preço por cada estação de trabalho. Assim, é muito fácil adicionar ou remover usuários ou adicionar recursos para que a tecnologia esteja alinhada com as necessidades dos negócios.

Em suma, os serviços em nuvem oferecem às empresas a possibilidade de incorporar a tecnologia mais recente, sem ter que se concentrar na manutenção e gestão da solução, permitindo estar preparado para o crescimento do negócio, podendo habilitar novos postos de trabalho em apenas alguns minutos, contando com toda a informação que cada funcionário precisa, na hora que precisa – duas questões fundamentais quando se trata de aumentar a produtividade e a satisfação dos clientes.

*Wagner Bernardes é diretor de vendas da Orange Business Services.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.