Estudo diz que 25% das empresas no mundo usam redes IP

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Um estudo realizado em conjunto pela AT&T e a consultoria Economist Intelligence Unit (EIU) mostra a expansão da convergência de redes de telecomunicações corporativas para as plataformas IP. Segundo o levantamento, em quase 25% das empresas entrevistadas foram instaladas redes ?convergidas? para atender os diversos requerimentos de telecomunicações da maior parte ou do total de suas áreas de negócio. Estima-se que, até 2008, 60% das empresas terão implementado redes convergidas para atender a totalidade de suas áreas.
O estudo foi realizado mundialmente por meio de 236 entrevistas feitas com executivos, entre eles 77 CEO (chief executive officers), com o objetivo de explorar as principais causas, os obstáculos e as conseqüências do fenômeno de migração de redes tradicionais para as plataformas IP. Na opinião de 45% dos executivos entrevistados, a convergência é crítica ou importante para alcançarem seus objetivos de negócio e de desenvolvimento de TI. Apenas 4% dos executivos não consideraram a convergência um fator importante.
Esse resultado marca uma mudança de orientação na ênfase concedida aos projetos de convergência de redes. Até pouco tempo, as empresas observavam que as plataformas convergidas eram um recurso para diminuir custos de redes. Hoje se enfatiza muito mais a forma em que esta convergência pode ser aplicada para inovar e agregar valor. Por exemplo, segundo o estudo, os benefícios de ?melhora em serviço ao cliente? e ?melhor colaboração? (com clientes, fornecedores, associados e funcionários) têm maior peso que os ?menores custos de telefonia?.
?Reduções no capital e nas despesas, ainda que sem dúvida sejam importantes, são fatores secundários de beneficio? explica Hossein Eslambolchi, diretor de tecnologia e informação da AT&T. ?A convergência de redes deve estar mais focada na criação de uma nova geração de serviços que permita a nossos clientes e sócios obter maior valor. Isso se refere a transformação dos serviços e as redes, já que estes são o veículo para alcançar esse objetivo.?
O estudo indica que as mensagens móveis, vídeo e web chat se converterão em canais-chave de serviço ao cliente nos próximos dois anos. É evidente que as empresas precisarão de soluções de rede que permitam um entorno de comunicações mais fluido e, por sua vez, mais complexo, um ambiente que suporte uma colaboração efetiva e simples com clientes, fornecedores e associados.
Para os executivos entrevistados, os custos de implantação são um aspecto importante a ser considerado e a questão da segurança, que já é uma dor de cabeça para muitas corporações, se agravará com o aumento da complexidade e da proliferação dos canais digitais de comunicação. Há, ainda, uma preocupação com a escassez de pessoal preparado para a operação e manutenção das novas redes.

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