ONG vai difundir práticas de TI e transparência no governo

0

Realizado há 11 anos, o Conip (Congresso de Informática Pública) passa a atuar oficialmente a partir de hoje 12 também como organização não-governamental, sem fins lucrativos, com o objetivo de desenvolver e disseminar conhecimento e práticas da tecnologia da informação no segmento público, bem como de difundir a transparência em licitações e destinação de recursos governamentais.

Batizado de Instituto Conip-Conhecimento, Inovação e Práticas de TI na Gestão Pública, entre as atividades da organização estão a realização de pesquisas para mapeamento do uso da tecnologia no setor público, encontros com autoridades públicas, a produção de conteúdo para eventos e a promoção de novas abordagens da aplicação da tecnologia para a cidadania, democracia e eficiência da gestão pública, entre outras.

O diretor do Instituto Conip, Vagner Diniz, afirma que a organização surge num momento crucial no qual o país atravessa, diante das denúncias de desvio de recursos públicos, e que pode dar uma contribuição relevante à sociedade. ?Acreditamos que a tecnologia pode ser uma aliada importantíssima no aprimoramento da gestão pública e na consolidação da transparência como um valor importante na gestão pública.?

Segundo ele, a ONG tem três focos principais de atuação: o uso da tecnologia para o desenvolvimento da cidadania; o fortalecimento da democracia; e o uso da tecnologia para melhoria da gestão pública. ?A tecnologia é um instrumento e depende de vontade política para ser utilizada para ser utilizada nesse processo de transparência. Por isso nosso trabalho é promover o conhecimento para que o gestor comprometido com a democracia possa utilizar esse instrumento em favor da cidadania?, diz Diniz.

Mas para que todo esse processo aconteça, Diniz ressalta que é preciso muito mais que tecnologia. Além de disseminar as melhores práticas e incentivar sua reprodução, é necessário promover o conhecimento desses benefícios na sociedade. ?Sem vontade política dos governantes não há transparência e sem interesse e organização da sociedade a transparência é inútil.?

Durante o lançamento do instituto, Diniz anunciou também a entrada em operação do site M-Gov Cidadania Móvel (www.conip.org.br/mgov), que tem como propósito disseminar o ?governo móvel?, por meio do qual os usuários de dispositivos móveis (celular, PDAs etc.) podem ter acesso a informações e serviços públicos. Ele adianta que em breve o Conip tornará disponível também um portal de melhores práticas de TI e governo.

O Instituto Conip é constituído por profissionais, autoridades e pesquisadores dos setores público e privado com grande experiência na área de tecnologia da informação aplicado à gestão pública. Sua sede fica em São Paulo e é administrado por uma diretoria e conselho fiscal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.