Flexibilidade a favor da tecnologia

0

Sempre que leio sobre CSC (Centro de Serviços Compartilhados), tenho a impressão que, mesmo se tratando de uma prática observada há mais de 20 anos, ainda estamos distantes de uma boa compreensão de suas possíveis vantagens e desvantagens.
Nos deparamos diariamente com notícias envolvendo fusões e aquisições corporativas as quais refletem na formação instantânea de grandes grupos empresariais, aumentando o desafio dos executivos de TI no sentido de obter rapidamente o controle efetivo das transações empresariais no menor custo possível e na qualidade adequada.
O caminho natural geralmente é enxugar as operações corporativas e transacionais que não fazem parte do chamado core business, deixando este trabalho para empresas especializadas no setor, ou seja, realizando o conhecido outsourcing. Mas como fazer isto sem afetar a qualidade do serviço? Como garantir a terceirização deste serviço sem perder o domínio da “base de conhecimento”?
Me recordo das lamentações de um cliente que ao substituir a operação do seu CSC por uma nova percebeu que todo o conhecimento adquirido por anos de operação tinha ido embora com as pessoas e sistemas do seu antigo fornecedor.
O problema é que não basta simplesmente jogar estes processos do outro lado do muro para um fornecedor tomar conta e deixar um alguns profissionais internos (Contract Outsourcing Managers) gerenciarem esta relação. Em iniciativas de CSC quase sempre falamos da busca pela melhoria na qualidade do atendimento ao “cliente interno” e é este público que é responsável pelo sucesso do seu core business.
Existem inúmeras definições para o conceito de “Centro de Serviços Compartilhados” e basicamente todas remetem para uma estratégia de colaboração, onde um conjunto de funções do negócio (processos) é agrupado em uma nova e semi-autônoma unidade de negócio, a qual através de uma estrutura gerencial visa promover a redução de custos operacionais e ganhos de eficiência na entrega de serviços aos clientes internos da corporação, como uma empresa, que possui seu próprio orçamento e deve arcar com a responsabilidade de gerenciamento do mesmo.
Mas como falar em flexibilidade se teoricamente o caminho de se concentrar tudo em uma unidade semi-autônomo parece aumentar a burocracia na tomada de decisões? O fato é que isto irá depender do nível de maturidade do CSC e da qualidade do seu catálogo de serviços.
Centro de Serviços Compartilhados “Dinâmicos” tem a ver com a flexibilidade que a própria natureza deste assunto exige. Sem tecnologia é praticamente impossível implantar um CSC. Porém, tecnologia demais pode gerar mais problemas do que resultados. Por isso, o desafio é buscar a melhor relação entre processos e tecnologia e para se obter um bom TCO, é fundamental padronizar a plataforma tecnológica.
Neste sentido, tenho acompanhado já há alguns anos a evolução da plataforma de atendimento da Microsoft (Microsoft Dynamics CRM), que entrega uma inovação significativa na gestão de relacionamento com clientes (internos ou externos), combina recursos poderosos para a orquestração de processos através de ricas interfaces gráficas e gera um alto nível de usabilidade por parte dos colaboradores do CSC e usuários finais.

Miguel Degasperi, diretor de CRM Services  da AlfaPeople Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.