Setor de hospedagem na nuvem se recupera e cresce 9%

0

A Abrahosting (Associação Brasileira das Empresas de Infraestrutura e Hospedagem na Internet) apurou junto a seus associados um crescimento da ordem de 9% na arrecadação do setor, ao longo do primeiro semestre de 2017. A entidade prevê encerrar o ano com uma receita setorial situada em torno de R$ 1,32 bilhão, caso o desempenho se mantenha estável até dezembro.

O índice atual pode ser visto como uma ligeira recuperação do ritmo expansivo do setor, quando comparado ao avanço de 7,5% apurado em 2016. Porém, na visão da entidade, a faixa de crescimento ainda está bem distante da média histórica de 20% que as empresas de hospedagem vinham experimentando desde o começo da década até o início da atual crise, em 2013.

Segundo Vicente de Moura Neto, presidente da Abrahosting, o setor ainda assiste a uma depressão do crescimento vegetativo potencial, em função do fechamento de empresas e do ritmo menor de instalação de novos empreendimentos no país.

Em compensação, os provedores se beneficiam do avanço rápido da computação em nuvem e da disposição cada vez maior das empresas (inclusive PMEs) em terceirizarem suas estruturas de armazenagem de dados e uso de software como serviço.

"A virtualização da estrutura de TI já é encarada como um dado natural pela maior parte dos novos empreendimentos", afirma Vicente Neto. Segundo ele, no caso das grandes empresas, há uma forte tendência em reduzirem o investimento em ativos de data center, o que leva a um certo otimismo, principalmente para provedores de perfil mais corporativo.

"O setor está se dividindo de forma cada vez mais clara entre provedores de massa, que prestam toda a sorte de serviços de hosting de dados e aplicações de escritório, e prestadores de serviços com maior valor agregado de suporte, segurança, operações financeiras, tecnologias analíticas, plataformas de gestão e infraestrutura de processamento no modelo IaaS (infraestrutura como serviço), completa o presidente da Abrahosting.

Em ambos os segmentos, afirma Neto, constata-se uma melhoria constante da qualidade de serviços, ancorada em vários fatores, como a automação de serviços, maior eficiência operacional e ganho cumulativo de experiência pelo conjunto das empresas.

Para este ano, a Abrahosting estima que o investimento setorial em tecnologia irá superar os R$ 100 milhões, contra cerca de 90 milhões registrados pelos associados da entidade no exercício anterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.