Tentativas de fraudes crescem no trimestre

0

As fraudes representam 51% dos incidentes reportados no 3° trimestre deste ano. A informação é do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil CERT.br), mantido pelo Comitê Gestor da Internet, que acaba de divulgar suas estatísticas trimestrais sobre incidentes ocorridos na Internet e relatados espontaneamente por administradores de rede e usuários.

Segundo o levantamento referente aos meses de julho a setembro de 2005, o número de ataques relacionados com fraudes bancárias e financeiras cresceu 4% em relação ao trimestre anterior, totalizando 8.288 notificações. No mesmo período de 2004, apenas 982 incidentes do tipo foram reportados.

No mesmo período o crescimento de notificações de scans (varreduras) na porta 22/TCP, associados à utilização de ferramentas para realização de ataques de força bruta via SSH (Secure Shell), através de sucessivas tentativas de logins e senhas.

Esse tipo de incidente já representa 44% do total de 4094 scans reportados. "Essa tendência já vem sendo observada desde o final de 2004 e está associada com ataques de força bruta à procura de senhas fracas", afirma Klaus Steding-Jessen, analista do CERT.br.

Os casos reportados de worms (programas capazes de se propagar automaticamente, enviando cópias de si mesmo de computador para computador) diminuíram 31%, somando 3.548. No total, o número de notificações recebidas pelo CERT.br foi de 16.225.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.