Com compra da 3Com, HP acirra concorrência com a Cisco

0

A compra da fabricante de equipamentos de redes 3Com pela HP, aproximadamente US$ 2,7 bilhões, anunciada na quarta-feira, 11, já era um movimento esperado por analistas do mercado de TI. Com o negócio, a HP ganha musculatura para disputar em pé de igualdade o mercado de infraestrutura de redes com a Cisco, que recentemente entrou na disputa pelo segmento de servidores.
Segundo o gerente de pesquisa e análise de mercado da IDC, Reinaldo Roveri, a estratégia da HP é oferecer um portfólio completo de soluções avançadas para data centers e TI. Para ele, a compra da 3Com fazia todo sentido devido ao fato de seus produtos serem complementares aos da HP e também por elas já terem um alinhamento comercial e cultural, como, por exemplo, por realizarem vendas por meio de canais.
Roveri explica que a partir do momento em que a Cisco entrou no mercado de servidores, seus parceiros, como a própria HP, começaram a buscar alternativas para fazer frente a essa movimentação. "Como resposta, a HP comprou a 3Com, incorporando soluções que faltavam em seu portfólio", observa.
O sócio-diretor da TGT Consult, Pedro Bicudo, lembra também que a expansão do portfólio de produtos pela HP tem como estratégia a preparação para o novo cenário de TI, marcado pela consolidação e tecnologias integradas, como colaboração e cloud computing. "Além disso, é importante para companhias de capital aberto, como a HP, expandirem o campo de atuação para continuarem crescendo e obtendo lucro, respondendo as expectativas de seus acionistas. E a aquisição também teve esse propósito."
De acordo com Roveri, o fato de a Cisco ter entrado no mercado de servidores, além da crise mundial, que reduziu o preço dos ativos de muitas empresas, também impulsionaram a compra da 3Com pela HP. Com a aquisição, ele diz que a HP passa a ser uma importante concorrente da Cisco no segmento de redes, já que terá diferenciais para brigar em preço e facilitar a negociação com os clientes, principalmente por causa do seu braço financeiro.
O analista da IDC avalia que a HP, ao incluir as soluções de rede em uma oferta completa, também pode se dar ao luco de reduzir as margens de lucro para conquistar vendas e participação de mercado. "A HP deve ganhar market share no mercado de redes. Mas o tamanho do seu avanço vai depender de como a Cisco reagirá a essa estratégia da HP." Roveri, inclusive, vê a possibilidade de novas aquisições pela Cisco como resposta à compra da 3Com. "Talvez essa aquisição aguçe a Cisco em seguir expandindo o seu campo de atuação."
Uma das vantagens da HP com a aquisição, citada por Roveri, reside no fato de grande parte da receita da 3Com não estar relacionada com a venda de produtos em regime de OEM (do inglês Original Equipment Manufacturer), ou seja, fabricar para terceiros, que colocam sua própria marca para vendê-los ao consumidor. "Isso fará com que a HP ganhe um mercado que não está atrelado a seus concorrentes", conclui Roveri.
Como já tem posição relevante no mercado de hardware e no do serviços, após a compra da EDS, a única lacuna no portfólio que falta para a HP preencher é a de software e a próxima aquisição da companhia, segundo os analistas, pode ser de uma empresa dessa área.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.