CPqD quer promover segurança em medidores eletrônicos

0

Em parceria com a distribuidora de energia Elektro (que atende parte dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul), e financiado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o CPqD está implantando um projeto de pesquisa e desenvolvimento focado em segurança da informação em medidores inteligentes. Segundo divulgado pela instituição nesta segunda-feira, 12, a intenção é desenvolver uma metodologia de avaliação e testes de segurança para os medidores utilizados nas smartgrids, definindo requisitos mínimos de proteção para os sistemas embarcados no equipamento. Dois laboratórios especializados deverão ser inaugurados até julho de 2013.

O projeto em fase inicial foi encaminhado para uma pré-avaliação na Aneel em março deste ano, quando recebeu nota máxima no quesito "originalidade". No entanto, o trabalho só começou a ser colocado em prática a partir do dia 1º de setembro.

Com duração prevista de 24 meses, a parceria vai desenvolver metodologia para testes de segurança e deverá ainda implantar no CPqD o primeiro laboratório do País voltado à certificação de proteção desses dispositivos. Uma unidade idêntica será construída também na Elektro e a previsão de início de operações de ambas é para o final de julho de 2013.

O CPqD afirma que os laboratórios existentes "limitam-se a testar requisitos metrologicamente relevantes, para os quais já há regulamentação". Esses laboratórios e suas normas são de responsabilidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A instituição diz ainda que a metodologia e conhecimento gerados a partir do trabalho com a Elektro deverá ficar disponível para todo o setor elétrico por intermédio da Aneel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.