Brasil integrará sistema europeu de localização por satélite

0

Até o fim do primeiro semestre de 2006, o Brasil deve oficializar a participação no sistema europeu de posicionamento por satélites denominado Galileo. Esta é a meta da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

O programa é liderado pela Comissão Européia (CE) e sua execução será feita pela Agência Espacial Européia (ESA). Um grupo de trabalho sobre o Galileo, coordenado pelo presidente da AEB, Sergio Gaudenzi, analisará a proposta de participação que será formulada pela CE. Findo este processo, a AEB e o Itamaraty analisarão o documento para posterior assinatura e ratificação pelo Congresso Nacional.

O Brasil receberá dos dirigentes do Galileo uma lista dos temas passíveis de cooperação, sendo que o país poderá optar por somente ter acesso aos dados do satélite para estudos na área de ciência e tecnologia, sem a necessidade de investimentos no Galileo, ou integrar a direção do programa e receber informações de melhor qualidade, proporcionalmente aos recursos alocados ao projeto. "Havendo investimentos brasileiros, os dirigentes do Galileo informaram que pelo menos 80% seriam empregados em pedidos à indústria brasileira", afirma do coordenador da assessoria técnico-científica da AEB, Raimundo Mussi.

O sistema de posicionamento Galileo contará com 30 satélites que permitirão definir a localização de um objeto em qualquer local do globo terrestre, semelhantemente ao GPS norte-americano. A tecnologia encontra grande aplicação em segurança de vôos ou no controle de caminhões, a fim de evitar o roubo de cargas. O primeiro satélite em caráter de teste deve ser lançado até o fim de dezembro.

Com informações da Comunicação Social da AEB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.