Cingular anuncia serviços 3G nos EUA

0

A plataforma de transmissão de dados em redes móveis HSDPA, fomentada pelas operadoras que utilizam o sistema GSM/EDGE, ganhou esta semana uma importante ajuda: a Cingular, uma das maiores operadoras norte-americanas, anunciou o lançamento do sistema em 16 regiões nos Estados Unidos.

A empresa, que tem 53 milhoes de assinantes, deve ser seguida pela T-Mobile, que também oferece serviços móveis nos EUA, Telcel do México e Telecom Canada. A Ancel do Uruguai, e a CTBC no Brasil, iniciaram testes na nova tecnologia.

Durante o GSM Americas, que terminou nesta sexta, 9/12, em Miami (Florida), Kris Rinne, diretora de tecnologia da Cingular, destacou que a operadora está convergindo seus sistemas para oferecer serviços 3G. Entre os desafios na implantação da nova rede, Rinne apontou a convergência com sistemas EDGE já instaladas e a adequação das antenas para a habilitação de aparelhos em duas faixas de freqüência (1900 e 8500 MHz). A empresa deve lancar novos serviços em 2006, incluindo a TV móvel.

A T-Mobile deve seguir a concorrente convergindo suas redes em HSDPA com a compra de freqüências em 2006, informa seu presidente, Jim Healy. A maior preocupação das operdoras, no momento, é o tempo de migração dos usuários para aparelhos com mais recursos que serão capazes de receber os novos serviços de conteúdo de dados e video. Outra preocupação é que os fornecedores e desenvolvedores usem a plataforma padrão IMS (IP Multimedia System).

Com as novas redes HSDPA, as operadoras prevêem convergir sistemas (pós-pago, pré-pago, banda larga, TV a cabo etc), unificar o faturamento e gerenciar melhor suas informações sobre os assinantes.

Mundialmente 38 operadoras oferecem serviços em HSDPA em 18 países e 39 empresas pretendem adotar a tecnologia nos próximos dois anos, segundo a GSM Americas.

WiMAX

Com o lançamento de novas tecnologias sem fio, as operadoras estão mais sensíveis aos impactos que redes como o WiMAX podem ter em seus serviços. Jim Healy, da T-Mobile, acredita que a tecnologia deve ser estudada pelas operadoras como parte de sua oferta, em um pacote de serviços para os clientes ou para assinantes não cobertos pela rede tradicional.

A Telecom Canada esta estudando as freqüências para o empacotamento do serviço e estudando custos. A Cingular acredita que a infra-estrutura do UMTS/HSPDA é bastante competitiva com o Wi-MAX e não prevê o serviço em sua rede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.