Apple fecha acordo sobre patentes com empresa de propriedade intelectual

0

Sem muito alarde, a Apple fechou um acordo de patentes com a Digitude Innovations, empresa especializada na compra de patentes para uso em ações judiciais, de acordo com o blog especializado em tecnologia TechCrunch. O caso chamou atenção há algumas semanas, quando a Digitude Innovations entrou com um processo pelo uso indevido de suas patentes contra alguns fabricantes de dispositivos móveis – HTC, LG, Motorola, Samsung, Sony, Amazon e Nokia – na Comissão de Comércio Internacional (ITC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

O fato de a Apple estar fora da lista levou à investigação da empresa, principalmente porque duas das patentes utilizadas no caso foram vendidas pela fabricante do iPhone e do iPad a uma empresa chamada Cliff Island LLC, cuja sede é a mesma de um dos principais investidores na Digitude Innovations.

As tecnologias se referem ao terminal de informações em dispositivos móveis e a notificações sobre efetividade de informação relativas à espera dos usuários em dispositivos móveis. Elas foram vendidas em abril, no mesmo mês em que a Digitude Innovations divulgou que "havia finalizado as parcerias estratégicas com uma das principais fabricantes de bens de consumo eletrônicos do mundo" e que poderia, então, prosseguir com os negócios de propriedade intelectual.

Com base nisso, especialistas especulam sobre a intenção da Apple de fechar um acordo com uma empresa do ramo, altamente criticado por não desenvolver nenhum tipo de inovação. Analistas criticam o modelo de negócio porque, ao se aproveitar da compra de propriedade intelectual para ganhar processos judiciais, a empresa acaba promovendo o contrário – desmotivando o processo de inovação tecnológica nas empresas. Neste caso, especificamente, as patentes foram utilizadas para processar concorrentes da Apple.

Outra alternativa que justificaria a venda das patentes à Digitude Innovations seria o primeiro passo dado pela empresa. O direito sobre as tecnologias pode ter sido assinado juntamente com um acordo de licença de patentes, já que foi feito com mais doze registros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.