ESPM adota solução HP e padroniza gestão de redes

0

A ESPM, instituição de ensino voltada para as áreas de Comunicação, Marketing e Gestão, escolheu a tecnologia de redes da HP para garantir uma nova infraestrutura, gerenciamento centralizado e também para expandir a capacidade e acesso à rede sem fio em suas unidades de São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
Com as soluções, a ESPM agora passa a ter um ambiente único, moderno e integrado, colocando à disposição de alunos, professores e colaboradores o acesso de maneira mais fácil, uniforme e segura. A iniciativa surgiu no ano passado em função da necessidade da ESPM em garantir que a infraestrutura de TI e todo o seu ambiente de rede crescesse, sem gargalos e sem atrapalhar o desenvolvimento tecnológico da instituição.
Como praticamente todos os estudantes da Escola são alunos “antenados” no mundo tecnológico, surgiu a preocupação em permitir o acesso à Internet em qualquer lugar da instituição. Desta forma, todos os acadêmicos e funcionários podem utilizar seus notebooks, smartphones, tablets, entre outros gadgets, dentro dos campi.
Uma análise realizada pela equipe de TI da instituição verificou o aumento constante e significativo do tráfego de dados. Durante a verificação do status dos arquivos de rede, gerenciamento e tráfego de informações, a Escola também identificou que seu ambiente de rede era totalmente heterogêneo, com um mix de equipamentos de diversos fabricantes, não havendo nenhum tipo de gerenciamento centralizado.
Caso houvesse algum tipo de paralisação no sistema das unidades de Porto Alegre ou Rio de Janeiro, por exemplo, a equipe de TI da matriz em São Paulo tinha que se deslocar até o local para solucionar o problema. Além da diversidade de fornecedores, a ESPM tinha em sua infraestrutura equipamentos obsoletos, problemas com soluções sem gerenciamento e redes Wi-Fi que eram diferentes de um local para outro.
Chamada para avaliar a infraestrutura de TI então em uso na instituição, a HP propôs uma solução completa e padronizada para todas as unidades da Escola. Dessa forma, a ESPM poderia adquirir uma solução integrada de rede LAN, wireless e de gerenciamento.
O sistema IMC (Intelligent Management Center) da HP, já implantado, é a ferramenta que permite à ESPM administrar de maneira centralizada toda a sua rede, oferecendo visibilidade e gestão remota de todos os sites. Capaz de gerenciar redes cabeadas e sem fio, a solução ganha ainda mais importância em ambientes que requerem alta disponibilidade, segurança e flexibilidade de gestão; No caso da ESPM, são cerca de 100 os pontos de rede administrados pelo IMC.
Ao longo do projeto de migração, o time da HP dividiu o projeto em três fases para que os cerca de 13 mil alunos e 1200 funcionários, incluindo os professores, pudessem acessar conteúdos educacionais e materiais de pesquisa em todos os ambientes da Escola e não sofressem com interrupções. A primeira etapa do projeto se concentrou em São Paulo, onde fica a matriz.
Desenvolvida ao longo do mês de outubro, esta primeira fase contou com a instalação de switches da série HP A12500 para o core da rede e de switches HP série A5500 para as bordas da rede LAN, além do Access Points HP série 2620 para Wi-Fi e de controladores de acesso HP WX5004. A HP instalou também em cada sala de aula da ESPM na cidade de São Paulo um ponto de acesso (Access Point) para garantir que os estudantes possam utilizar seus laptops, smartphones e tablets durante as aulas. O sistema encontra-se em perfeito funcionamento com dois backbones de 10 Gb/s.
De acordo com Amadeo Magedanz, gerente de infraestrutura TI da ESPM, o projeto da HP está levando a instituição para uma nova era tecnológica. “A ESPM fez um grande avanço em sua infraestrutura de redes com as soluções da HP. Hoje, podemos dizer que estamos com uma solução integrada e uniforme. Do nosso datacenter, até a parte de distribuição e gerenciamento de rede, nós estamos realmente em um patamar diferenciado, que eu acredito que poucas instituições no Brasil possuem. O projeto foi muito bem executado, e, definitivamente é algo inovador no mercado”, revela Magedanz.
O próximo desafio agora será implantar a infraestrutura de redes da HP nas cidades de Porto Alegre e Rio de Janeiro até julho de 2012, para que até o final do ano que vem todas as unidades da ESPM possam contar com o ambiente padronizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.