Governo da Indonésia ameaça bloquear RIM no país

0

A agência reguladora de telecomunicações da Indonésia ameaçou bloquear os serviços de mensagens e de internet do BlackBerry, da Research In Motion, no país. As alegações são de "ameaça à segurança" com a negativa da empresa de hospedar seus servidores no país. O modelo de operações da RIM aloca todos os dados em data centers no Canadá. Sem um ponto de rede, é praticamente impossível controlar as informações. O governo da Indonésia tem como política o controle estrito da internet e outras redes locais.

Em resposta à ameaça, a RIM se disse "surpresa" e afirmou à imprensa internacional que não entendeu o ocorrido, já que tem cooperado com o governo local e melhorado suas operações no país. "Estamos recebendo mensagens contraditórias da mídia e não é possível que o governo da Indonésia tomaria uma medida que afetaria negativamente milhões de usuários do BlackBerry", afirmou o diretor regional da RIM, Gregory Wade.

A questão se arrasta desde janeiro, quando a RIM fechou um acordo com autoridades da Indonésia no qual se comprometia a melhorar o número de centros de serviços na Indonésia, restringir acesso a conteúdos negativos, como pornografia, auxiliar oficiais a rastrear mensagens e e-mails de criminosos e suspeitos e posicionar um agregador de seus serviços mais perto do território, com a promessa de diminuir custos e acelerar a velocidade das operadoras móveis locais.

Este último compromisso é o que causa discórdia. Enquanto a RIM alega que um data center hospedado "perto da região", sem revelar exatamente onde, atingiria os objetivos do contrato, o governo indonésio afirma que o centro foi construído em Cingapura e quer a mudança para o território nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.