IDXP vence iniciativa de empreendedorismo da IBM

0

A IBM anuncia o vencedor da etapa brasileira da iniciativa de empreendedorismo SmartCamp. Durante seis meses, a companhia realizou eventos em oito cidades brasileiras (Belo Horizonte, Brasília, Campina Grande, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo) em busca de startups inovadoras. A IDXP, de Belo Horizonte (MG), foi a grande vencedora do IBM SmartCamp Brazil 2011, que ao todo contou com mais de 100 empresas inscritas.

O foco da iniciativa é estimular o desenvolvimento de soluções de tecnologia em linha com a estratégia Planeta Mais Inteligente da IBM. A IDXP criou uma tecnologia de sensores inteligentes que, instalada em lojas e carrinhos de compras, permite aos varejistas monitorarem o comportamento dos consumidores dentro de lojas em tempo real. Com estas informações, as análises geradas possibilitam tomar ações que aumentem as taxas de conversão e de vendas, medindo e avaliando sua eficácia.

Já a Opará, de Recife (PE), foi a vencedora da votação popular que aconteceu por meio de redes sociais. A empresa desenvolveu um sistema de rastreabilidade de frutas que cobre toda a cadeia de produção, do campo até a gôndola do supermercado. Por meio desse sistema, operado por smartphones, tablets e computadores, é possível ter controle completo da produção, começando no campo e passando pelo processamento, empacotamento e trading, até a chegada ao ponto de venda final. Além da melhor qualidade do produto, o sistema permite mais agilidade e confiabilidade em todo o processo de venda para o produtor, o trader e o comprador.

O IBM SmartCamp tem foco na aceleração do desenvolvimento de soluções que exploram a vasta quantidade de informações já disponíveis nas cidades, e que visam oferecer melhores serviços aos cidadãos. A IBM oferece mentorização para startups em estágio inicial e também facilita o acesso a empresas de capital de risco. Além disso, a vencedora brasileira IDXP terá oportunidade de concorrer na final mundial do IBM SmartCamp, que acontecerá no final de Janeiro em São Francisco  – Califórnia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.