TCI e a indiana PLE criam joint venture de serviços de engenharia

0

O mercado de terceirização de processos de conhecimento (KPO – knowledge process outsourcing) é o foco de mercado da recém-criada PLE TCI Engenharia, empresa resultante da associação entre a brasileira TCI e a indiana PL Engineering, que vai fornecer uma plataforma operacional, tecnológica e metodológica para otimização dos serviços de engenharia no setor de óleo e gás, energia, petroquímica e infraestrutura.

Fábio Fischer, conselheiro e head do escritório de internacionalização da TCI, diz que a escolha do segmento de atuação da joint venture se baseou num estudo feito sob encomenda para a Fundação Getulio Vargas, que endossou esses mercados como promissores e carentes de soluções de serviços especializados. De posse dessa informação, a TCI buscou na Índia um parceiro especializado, já que o país forma anualmente um grande número de engenheiros, muitos dos quais com expertise no segmento de petróleo e gás.

A operação funcionará com um escritório de projeto no Brasil e outro na Índia, de modo a propiciar um intercâmbio de conhecimento e operações entre os dois países, trabalhando de uma forma totalmente integrada. "Estamos buscando novos profissionais em universidades, iremos investir na capacitação de mão de obra e formamos uma empresa brasileira totalmente estruturada para atender operações regionais e no exterior", destaca Ewaldo Del Valle, CEO da PLE TCI Engenharia, acrescentando que de imediato os clientes poderão contratar serviços que serão executados por profssionais indianos.

O objetivo da nova empresa é o fornecer serviços de engenharia usando know-how, propriedade intelectual e software aportado na empresa, que pode ser contratado por empresas brasileiras no mercado de construção, infraestrutura e energia através de grandes obras estruturadoras. "Haverá um intenso intercâmbio de conhecimento entre os dois países através da presença de nossos engenheiros indianos em treinamento aqui no Brasil e nossos engenheiros brasileiros na base operacional da Índia, com sede em Gurgaon. Desse modo, conseguiremos trabalhar de forma totalmente integrada aproveitando a expertise e experiência de ambos os grupos", afirma Fischer.

Além do intercambio dentro da própria empresa, o executivo diz que, neste momento, a empresa está em contato com as melhores universidades para finalizar a assinatura de convênios para pesquisa e desenvolvimento. "Iremos investir pesadamente na capacitação de mão de obra, utilizando também todo o conhecimento da PL Engineering e da TCI em e-learning."

Com previsão de faturamento de R$ 900 milhões nos próximos quatro anos, a PLE TCI Engenharia tem capital majoritário da TCI, que constituiu com os indianos uma empresa com sede no Brasil e outra naquele país, que facilita atender operações de clientes brasileiros no exterior ou mesmo empresas de outros países. A PLE TCI Engenharia fornecerá serviços para projetos de pipelines, refinarias, plantas de armazenamento de óleo e gás, construção de plataformas e plantas onshore e offshore, usinas térmicas e nucleares, plantas químicas e petroquímicas, automotivas e aeroespaciais.

A PL Engineering, que recém-adquiriu a inglesa Simon Carves, é uma empresa indiana líder no segmento de ESO (Engineering Services Outsourcing), operando em 33 países, com conhecimento altamente especializado em projetos de engenharia nesses setores. A empresa também fornece serviços de consultoria em e-learning e projetos de sistemas embarcados. Já a TCI BPO é uma empresa 100% brasileira que fornece soluções de terceirização de processos de negócios (BPO, na sigla em inglês), opera em 33 localidades e tem 4 mil funcionários. Seu foco de atuação é em gestão eletrônica de documentos, tecnologia de informação, logística, back-office para área de saúde e recursos humanos de forma integrada, tanto para a área privada quanto pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.