Antecipar-se aos concorrentes e entender as inúmeras variáveis que regem o andamento do mercado são formas seguras de medir a efetividade de sua operação e, mais precisamente, buscar melhores resultados para os negócios.
Para atingir essa realidade, a Zacarias Veículos, concessionária paranaense especializada em revendas de veículos da marca General Motors, adotou a solução de Business Intelligence da Targit em suas lojas. O escopo do projeto foi definido por ordem de necessidade, e a melhora do desempenho dos negócios na operação da rede de 14 concessionárias foi o primeiro da lista.
Dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) apontam que a venda de veículos até o mês de outubro desse ano supera em 5,64% o volume do mesmo período de 2010. Segundo Kleber Ravaneda, diretor financeiro da rede Zacarias, devido à ascensão do mercado automobilístico a solução da Targit veio em um bom momento para apoiar o crescimento da companhia.
“Antes do BI da Targit, cada gerente buscava dados de forma individual e reunia informações de trabalho em controles pessoais como planilhas ou anotações em papel, o que ocasionava falta de informações centralizadas e diferentes dados sobre a empresa”, pontua Ravaneda.
O BI da Targit surpreendeu os executivos da Zacarias, pois a empresa conseguiu alcançar o retorno integral do investimento logo na primeira análise. “A partir do primeiro diagnóstico foi possível identificar oportunidades de melhorias no nosso negócio. Além disso, o fato da equipe da Zacarias ter sido motivada ao observar que o acesso rápido aos dados assertivos é o resultado de informações compartilhadas por eles é outro ponto favorável ao negócio. Colaboradores de diversas áreas da empresa entenderam a importância do compartilhamento de suas informações, o que resulta a inteligência diferenciada do negócio extraído por meio da ferramenta de BI”, complementa Ravaneda.
A rapidez sentida no retorno do investimento também foi conseqüência do projeto. Todo o planejamento e definição de escopo, assim como o estudo de viabilidade, aspectos comerciais e técnicos e a aderência às necessidades da Zacarias foram discutidos entre a rede de concessionárias e a Targit, o que possibilitou uma implementação sem margem de erro e, consequentemente, mais rapidez no uso efetivo da tecnologia.
- Business Intelligence