Governança de TI e negócios

0

Percebe-se claramente no vocabulário dos gestores, sejam eles da área de TI ou não, que o termo “Governança Corporativa” está cada vez mais popular e tem ganhado muita importância.
De acordo com o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) a Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle.
As boas práticas de governança convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.
Isto quer dizer que a Governança Corporativa depende totalmente do modelo de gestão da empresa, e depende também da maneira na qual esta gestão está sendo realizada e fiscalizada.
Quando as práticas de governança são bem utilizadas os benefícios ficam bastante claros: melhores controles e decisões na alta gestão e redução do custo de capital pelo aumento da confiança dos investidores. Além disso, ela também é reconhecida como essencial para que as empresas possam aumentar sua visibilidade, fortalecendo a confiança dos acionistas, através de uma imagem de controle, transparência e previsibilidade.
Tendo em vista grandes desastres econômicos e sociais como os casos Enron, Worldcom e Tyco, o bom uso desse conjunto de processos, costumes, políticas, e leis que regulam a maneira como uma empresa é administrada, tornou-se um tema recorrente nas rodas tanto de grandes, quanto de pequenas empresas, enquanto o seu mau uso tornou-se enredo de documentários (como o aclamado “Too Big to Fail”), dramas (“The Company Men”) e até mesmo comédias (“Fun With Dick & Jane”).
Mas quais quais os benefícios e também as consequências de seu mau uso, e qual é o papel da TI neste cenário?
A Governança Corporativa é composta de seis ativos principais, sendo eles: (1) Humanos, (2) Financeiros, (3) Físicos, (4) Propriedade Intelectual, (5) Relacionamento e (6) Tecnologia da Informação (TI).
Para pensarmos em Governança de TI, devemos levar em consideração que a área de negócio de uma empresa tem o respaldo de aplicações de TI, que por sua vez depende de toda a infraestrutura de TI, e que essas informações devem ser absolutamente confiáveis, sempre.
Para se garantir o alinhamento da governança de TI aos negócios, foram criados inúmeros frameworks e ferramentas, dentre eles podemos destacar: BSC (planejamento e desempenho), COBIT (governança e controle), ITIL e ISO 20000 (serviço), PMBOK (projeto), CMMI e MPS BR (engenharia de software), Val IT (investimentos em TI), TOGAF (framework de arquitetura de negócio, aplicações e tecnologia), NBR ISO (governança corporativa de tecnologia da informação, SIX SIGMA (qualidade), entre outros.
Vale lembrar que a simples adoção de uma dessas ferramentas ou frameworks não garante o sucesso e a efetividade da Governança em si. Para se tirar o máximo proveito dos princípios da Governança, deve-se escolher dentre todas as opções disponíveis, quais abordam as melhores práticas e também quais itens serão mais aderentes ao negócio, à cultura e à identidade da organização.

Jonatan Neves, analista de Sistemas da Teclógica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.