Sistema de pagamento do IPVA volta à normalidade

0

Os contribuintes de São Paulo com carros de placas com final 1 e 2 que tentaram pagar o IPVA 2010 pela internet na segunda e na terça-feira, 11 e 12, encontraram dificuldades para efetuar a operação devido a um problema na conexão ou no servidor do sistema da Fazenda que processa as informações sobre o pagamento e repassa aos bancos. Nesta quarta-feira, 13, no entanto, o sistema voltou ao normal, com completa disponibilidade.
Em comunicado emitido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), responsável pelo gerenciamento do sistema, a ocorrência de momentos com altos volumes de solicitações foi o que provocou o aumento no tempo de resposta da operação ao sistema dos bancos. Em razão disso, houve um tempo de resposta diferente do previsto pelos bancos em seus sistemas.
Apenas na segunda-feira foram efetuadas mais de 7 milhões de transações. Essas transações são acessos ao banco de dados, tanto para operações de pagamentos (IPVA, Licenciamento antecipado e DPVAT) quanto para buscas e pesquisas de débitos e pendências que precisam ser verificadas antes da liberação do pagamento, informou a Prodesp.
Para tentar corrigir as falhas de comunicação, a Prodesp diz que vem mantendo monitoramento intensivo do sistema e nos momentos de pico de solicitações e aumento de tempo de resposta, a companhia fez o balanceamento dos equipamentos para que estes voltassem o quanto antes a responder no tempo ideal.
"Em conjunto, a Prodesp intensificou ainda o contato direto com os bancos para acionar o plano de contingência: entrar em operação off-line temporariamente e quando necessário, a fim de garantir a disponibilidade do sistema para o contribuinte", comunicou a empresa.
Diante do problema, o governador José Serra determinou a prorrogação do prazo para pagamento do IPVA para os carros com placas final 1, 2 e 3. Dessa forma, os contribuintes que não conseguiram quitar o imposto na data do vencimento por conta da lentidão do sistema, verificada em determinados horários na rede bancária, terão uma nova oportunidade para efetuar a operação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.