Vendas on line crescem 3% no final do ano

0

Ao contrário do fraco resultado das vendas do varejo no final de Natal, o e-commerce mostrou-se uma exceção.  De acordo com o SpendingPulse, divulgado nesta quarta-feira, 13, as vendas online cresceram  3% em  dezembro, comparado ao ano anterior, levando o crescimento dos últimos três meses a 8%; ainda  abaixo dos 11,8% do terceiro trimestre. Além disso, durante 2015, o e-commerce cresceu 9,7% comparado a 2014, sendo o primeiro ano com crescimento de apenas um dígito.

O relatório mensal da MasterCard sobre o varejo tradicional mostrou que as vendas totais diminuíram ainda mais em dezembro. Ele constatou que o volume de vendas totais (excluindo automóveis e materiais de construção) diminuiu 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado. O quarto trimestre fechou com queda de 8,9%, abaixo do terceiro trimestre deste ano, com um decréscimo de 5,6% em relação ao ano anterior.

Por outro lado, o e-commerce permaneceu como um dos poucos pontos brilhantes no panorama varejista. O relatório ainda mostra que quatro setores tiveram desempenho acima do varejo total: eletroeletrônicos, artigos farmacêuticos, móveis e vestuário. Enquanto isso, o setor de hobby & livraria apresentou desempenho abaixo.

Quatro dos sete setores varejistas contemplados pelo relatório superaram as vendas totais: artigos farmacêuticos, materiais de construção, supermercados e artigos pessoais/domésticos. Enquanto isso, vestuário, móveis/eletrônicos e combustíveis ficaram aquém do crescimento.

Na semana que antecedeu ao Natal, o varejo total observou uma queda de 9,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, demonstrando como nem mesmo a época de festas conseguiu impulsionar gastos adicionais.

Regiões brasileiras: Nenhuma das regiões conseguiu obter indicadores positivos. O Nordeste (–8,5%) e Sudeste (-8,4%) tiveram desempenho acima da média, enquanto Norte(-10,9%), Sul (–13,3%) e Centro-Oeste (–12,7%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

"O ambiente econômico do Brasil em 2016 ainda enfrenta enormes desafios. O aumento da taxa de desemprego e, consequentemente, a deterioração da massa salarial em conjunto com os baixos níveis de confiança dos consumidores colaboram para piorar o ambiente para o varejo", afirma Kamalesh Rao, diretor de pesquisa econômica na MasterCard Advisors.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.