Meta do Gesac é chegar a todos municípios do Brasil em 2006

0

O Ministério das Comunicações planeja que, neste ano, todos os 5.560 municípios brasileiros tenham ao menos um terminal de computador para uso público conectado à internet de alta velocidade. Em janeiro, o programa de inclusão digital Gesac atingiu 3.207 pontos de presença, em 1.990 municípios do país, todos com internet em banda larga instalada.

A expansão do Gesac neste ano, para formação de uma rede com oferta de serviços públicos, consta como meta de pacote de medidas técnicas e administrativas previsto no planejamento do Minicom. Desde a posse do ministro Hélio Costa, o programa está sendo totalmente reestrutrurado, com a redução dos custos, uso de novas tecnologias e ampliação da área de atuação. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, pesquisa de estudantes, aperfeiçoamento profissional da população em todas as regiões do país.

Em Belo Horizonte, desde o final do ano passado, está em teste o sistema WiMax. transmitido via rádio, em banda larga, em escolas, postos de saúde, centros comunitários e órgãos públicos. Outras tecnologias estão sendo avaliadas, como Wi-Fi, ADSL, MMDS e Wireless MESH. Parte dessas alternativas serão adotadas para multiplicar número de pontos de presença e reduzir o custo com a transmissão via-satélite.

Com a reestruturação do Gesac, o Minicom irá difundir a oferta de vários serviços. Outra que está sendo analisada é a voz sobre IP (VoIP), que permite ligações telefônicas pela internet de graça de um computador para outro, ou a preços reduzidos para celulares ou telefones fixos.

O Ministério das Comunicações também vai criar a biblioteca virtual, com arquivos de áudio e vídeo e conteúdo gerado pelas comunidades. Os terminais do programa poderão contar ainda, a partir deste ano, com serviço de TV e rádio via internet, que dará oportunidade de divulgação do trabalho das comunidades entre os usuários da rede.

Grupos de técnicos do Gesac se dedica a trabalho com 30 agentes sociais e oficinas de capacitação para a formação de 2 mil monitores do programa por todo o Brasil. O objetivo é a criação de comunidades virtuais, que trabalhem em rede e contribuam para o crescimento sócio-econômico e tecnológico nos municípios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.