Apostas da telefonia móvel passam por banda larga e m-finance

0

Comparando-se com a indústria da telefonia fixa ou das operadoras de cabo, o que as operadoras móveis ainda não têm é banda larga. Apenas 5% dos usuários de telefonia celular estão ligados a redes capazes de entregar acessos a velocidades comparáveis com o que faz o DSL e o cabo hoje.

Mas tudo indica que existe um grande esforço das operadoras (não é, portanto, só discurso de fornecedor) para reverter esse quadro. Pelo menos é o que se vê no 3GSM World Congress, que acontece esta semana em Barcelona.

Este ano estão sendo implementadas as primeiras redes 3G com capacidade para velocidades de 7 Mbps e 14 Mbps (existente via HSPA apenas na rede da Telstra, na Austrália).

Mas já se fala em capacidades de 40 Mbps para os próximos três anos, o que torna o celular competitivo com redes fixas, ainda que as aplicações sejam diferentes. ?É importante que continuemos a roubar tráfego das redes fixas, inclusive das redes banda larga. Temos que chegar ao mundo on-line e à Internet e por isso precisamos de banda larga?, diz Arun Sarin, CEO da Vodafone.

?Agora temos que participar do universo das informações realtime?, diz Hamid Akhavan, presidente do conselho da T-Mobile e responsável pela divisão de telefonia móvel da Deutsche Telekom. ?Podemos ser apenas provedores de acesso ao usuário, ou podemos viabilizar esse mercado. Para crescermos além da voz e do SMS, teremos que correr mais riscos. A dificuldade é dosar esse risco?, completa.

?As redes fixas são uma realidade, e as pessoas não vão esquecer isso já. Se apostarmos nisso, serão mais de 500 milhões de usuários de celular com banda larga em 2010. É um mercado de que não se pode abrir mão?, diz Sanjiv Ahuja, CEO da Orange.

Emergentes

A questão é: como levar esse universo da banda larga móvel para a grande massa de usuários com baixo poder aquisitivo. Hoje, 60% do mercado móvel está em mercados emergentes (há mais de 2 bilhões de usuários de telefonia celular).

A Índia aparece como a grande estrela entre os emergentes, o Brasil não é citado e o mercado chines considerado demasiadamente fechado. Mas a renda nesses países não comporta a maioria dos serviços e das redes de terceira geração. Aliás, as redes mal estão prontas para 3G nesses mercados.

?É por isso que o grande esforço da indústria agora deverá ser no sentido de levar terminais com capacidade para 3G e HSPA para patamares de preços mais baixos?, diz o CEO da GSM Association, Rob Conway.

Esse é o problema da banda larga também na telefonia fixa. ?Nossa estratégia passa pelos mercados emergentes, tanto que entramos agora na Índia (a Vodafone anunciou a intenção de adquirir a Hutchison Essar indiana e planeja continuar investindo em mercados emergentes)?.

M-finance

Outra aposta da indústria é em relação ao mercado de transações bancárias. A premissa dos operadores móveis é que existe um gigantesco mercado mundial de pequenas transferências bancárias que não podem ser viabilizadas de outra maneira a não ser com o telefone móvel, que chega a esse público.

?São pessoas que não têm conta em banco e que estão em todos os lugares do mundo, e que precisam transferir recursos em pequenos valores mas grandes volumes?, diz Conway. ?Ao lado de mobile TV e mobile advertising, acredito que essa seja a aposta mais importante da indústria de telefonia móvel?, diz Sarin, da Vodafone.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.