Governo implanta rede de recondicionamento de computadores

0

O programa de governo eletrônico do governo federal está trabalhando na implantação de uma rede nacional de recondicionamento e reciclagem de computadores e seus derivados. Já com três centros em funcionamento no país atualmente, o primeiro foi inaugurado em Porto Alegre, em abril do ano passado. Em dezembro, foram instaladas as unidades do Gama, no Distrito Federal, e de Guarulhos, em São Paulo, que aguardam inauguração.

A implantação de Centros de Recondicionamento e Reciclagem de Computadores (CRC) faz parte do projeto Computadores para Inclusão. A coordenação da iniciativa está cargo da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento. Segundo o secretário-adjunto da SLTI e coordenador do Comitê de Inclusão Digital, Rodrigo Assumpção, o objetivo é recuperar milhares de computadores descartados anualmente pelos órgãos governamentais e pela iniciativa privada e destiná-los à iniciativas de inclusão digital como telecentros, escolas e biblioteca.

Para viabilizar o projeto, o governo estabelece parcerias com instituições locais que se responsabilizam pela manutenção e funcionamento das unidades. Na implantação dos centros já em funcionamento, o Ministério do Planejamento firmou um convênio com o Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar), com a Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à Comunidade (Afago), no Distrito Federal, e com a ONG Oxigênio, em São Paulo.

As oficinas são adaptadas para o processo de recepção de equipamentos usados, triagem, recondicionamento, armazenagem, entrega e descarte ambientalmente correto de componentes e computadores não aproveitáveis. Todo o trabalho de recuperação dos equipamentos é realizado por jovens aprendizes.

?Os centros são instalados em regiões periféricas das cidades, possibilitando inserir profissionalmente jovens em situação de risco?, acrescentou o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna.

Conforme dados da Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), o parque instalado de computadores de mesa no Brasil era de cerca de 21 milhões de unidades até o fim de 2006. A associação estima, ainda, um fluxo de entrada de 7,8 milhões de equipamentos novos por ano. O governo estima que as empresas renovam o seu parque empresarial no máximo em dois anos. Somente em 2004, por exemplo, a Caixa Econômica Federal (CEF) separou para descarte 27 mil equipamentos e o Banco do Brasil outros 50 mil.

A seleção de projetos que receberão os equipamentos recondicionados é de responsabilidade da Coordenação Nacional do Projeto CI, composta por representantes dos Ministérios do Planejamento, Educação, Trabalho e Emprego, dos CRCs integrantes da rede e dos parceiros que aportam recursos ou serviços. Os interessados em receber equipamentos recondicionados devem se inscrever a partir do formulário disponível no link http://www.governoeletronico.gov.br.

As instituições interessadas em doar equipamentos ao projeto também devem contatar a gerência executiva do projeto informando a quantidade, configuração e localização dos equipamentos que pretende disponibilizar. O e-mail para contato é projeto.ci@planejamento.gov.br.

De acordo com Assumpção, a iniciativa brasileira é inspirada no projeto desenvolvido desde de 1993 pelo Canadá denominado Computadores para Escolas (Computers for Schools). Ele é mantido pelo governo canadense com apoio de organizações não-governamentais na coleta, reparo e distribuição de computadores doados por governos, empresas e indivíduos. O CFS entregou mais de 400 mil computadores em dez anos de experiência e estima-se que um quarto das necessidades de equipamentos das escolas públicas canadenses é provido pelo programa. Também são beneficiados centros de alfabetização, centros comunitários, entre outros. Mais de 1,3 mil jovens a cada ano adquirem capacitação e experiência prática nas oficinas do CFS.

Outra experiência relevante é a desenvolvida desde 2000 pela Colômbia com o programa Computadores para Educar (CPE), seguindo o modelo canadense. A iniciativa é conduzida pelo governo colombiano com apoio de diversos parceiros privados. Desde a sua criação, foram distribuídos mais de 26 mil computadores recondicionados beneficiando mais de 2,5 mil escolas. As oficinas são operadas por aprendizes de centros de formação técnica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.