Virtual Media: segurança e eficiência no data center

0

Para assegurar a não-interrupção dos serviços comerciais essenciais a usuários dentro e fora da empresa, o data center corporativo requer um gerenciamento constante e cuidadoso. Nesse contexto, segurança lidera o ranking das inquietações de gestores desses data centers.

Além, é claro, da constante preocupação em ter os sistemas em funcionamento permanente. Uma novidade para garantir essa eficiência operacional aliada à segurança é a virtual media, também conhecida como mídia remota, que já está sendo utilizada por algumas empresas em outras partes do mundo e que começa a ser conhecida agora aqui no Brasil. É uma solução que certamente vai mexer com o mercado de tecnologia em 2007.

Com a virtual media é possível que os servidores acessem CD-ROMs e outras mídias de armazenamento em qualquer ponto dentro da empresa como se esses dispositivos estivessem conectados diretamente às suas portas USB. Dessa forma, a virtual media permite que técnicos exerçam suas funções de maneira mais rápida e eficiente, sem comprometer a segurança física do data center.

Há duas razões pelas quais se deveriam evitar o constante ?entra e sai? de técnicos nos data centers para realizar essas tarefas de gerenciamento diárias. Primeiro, a confiança excessiva na presença física do técnico no data center é algo moroso e ineficiente.

Cada vez que alguém se levanta da sua mesa para executar um ajuste ou diagnóstico, tempo valioso é perdido. Segundo, um data center demasiadamente visitado nunca é seguro. Quando um número grande de indivíduos devota tempo excessivo com sistemas críticos, a exposição a riscos maléficos e inesperados tende a crescer.

Imagine, por um momento, que você é um técnico e precisa recarregar um sistema operacional (SO) do servidor que se encontra em CD. Basta introduzir o CD no drive do seu computador, enviar o SO por toda a rede e recarregá-lo diretamente no servidor. Agora, imagine o tempo que poderia ser economizado se a mesma tarefa fosse executada remotamente.

Os técnicos poderão executar ajustes nos software de SO e nos aplicativos, fazer o download de arquivos e executar testes de diagnóstico em servidores múltiplos sem jamais precisar se deslocar até o data center ou deixar suas mesas de trabalho. É possível até mesmo trabalhar em casa ou a caminho de algum lugar. Toda tarefa executada no local poderia ser igualmente realizada, de maneira segura, a partir de qualquer local remoto.

A virtual media também pode ser fornecida tanto local quanto remotamente. Ao utilizar a virtual media, o servidor e a mídia de armazenamento serão conectados ao mesmo switch KVM ? dessa forma, as transferências de dados serão executadas de forma out-of-band, por meio do switch KVM. Os técnicos dos quais se exige a presença na sala de servidores ou no data center podem desenvolver essa tarefa facilmente no rack.

Com a virtual media remota, a mídia de armazenamento pode ser conectada a qualquer computador, em qualquer ponto da rede que esteja habilitado com a referida mídia. Nesses casos, os dados trafegam por toda a rede a partir do computador habilitado e dele para o switch KVM e, então, são transmitidos via porta USB, do switch KVM até o servidor.

Diferentemente do armazenamento convencional vinculado à rede (NAS ? Network Attached Storage), a virtual media permite aos técnicos tirar proveito da comodidade oferecida pela mídia removível para trabalhar em qualquer lugar e em qualquer circunstância. Desde que possuam um drive de CD ou USB contendo seja lá quais forem os arquivos necessários à mão ? ferramentas de diagnóstico, uma imagem de sistema limpa ou um conjunto de patches – será possível gerenciar qualquer servidor utilizando uma conexão USB ligada a um switch KVM.

Antes de tomar uma decisão quanto a investir em uma solução de virtual media, assegure-se de que ela funciona com todas as plataformas e sistemas operacionais. Os usuários potenciais também gostariam de ter a certeza de que a referida mídia inclui um bom número de portas USB ? permitindo aos técnicos usar diferentes drives para que possam executar conjuntos variados de tarefas.

Tal flexibilidade oferece aos departamentos de TI a oportunidade ímpar de administrar, de maneira mais eficiente e segura, todos os seus servidores ao longo de toda a empresa.

Wanda Rosalino é gerente técnica do Departamento de Engenharia de Software da Avocent Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.