Abinee defende aprovação do marco regulatório das telecomunicações

0

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), representando o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), entende que a aprovação do Projeto de Lei da Câmara  – PLC 79/2016, que altera o marco regulatório das telecomunicações, é importante para incentivar investimentos na melhoria e expansão das redes de banda larga, ampliando o acesso da população aos serviços de Internet, respeitados os padrões e normas de qualidade estabelecidos pelo órgão regulador, a Anatel.

Em apreciação pelo Senado, o novo marco regulatório revisa o modelo vigente, estabelecido em 1997, contemplando as diversas inovações surgidas nos últimos anos e refletindo o movimento do mercado, que demanda uma capacidade cada vez maior de banda larga móvel e acessos fixos com alta velocidade.

Entre as mudanças previstas pelo PLC, duas se destacam. A migração das concessionárias de telefonia fixa para o regime de autorização deverá trazer maior dinamismo ao setor. O mecanismo, já previsto na Lei de Geral das Telecomunicações, ocorrerá mediante o cumprimento de requisitos específicos, como a garantia da prestação de serviço em áreas sem concorrência e a continuidade dos contratos já assumidos. Já a reversibilidade de bens por investimentos deve permitir que as operadoras injetem recursos vultosos em período determinado, dos quais parte significativa deverá ser absorvida pela indústria.

Considerando o atual momento econômico do País, entendemos que a análise e a aprovação do PLC 79 pelo Senado são importantes para a indústria, para que as expectativas positivas para o setor de telecomunicações se confirmem, contribuindo para o desenvolvimento econômico e tecnológico brasileiro, e gerando novos empregos em toda a cadeia produtiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.