Vulnerabilidade desconhecida do Windows é explorada por novo grupo especializado em APTs

0

As tecnologias automatizadas de proteção da Kaspersky Lab detectaram uma nova vulnerabilidade no Microsoft Windows e acredita-se que ela foi usada em ataques direcionados por pelo menos dois grupos especializados em APTs, inclusive o recém-descoberto SandCat.

Esse é o quarto exploit de dia-zero em atividade descoberto pela Tecnologia de Prevenção Automática contra Exploits da Kaspersky Lab. A empresa notificou a vulnerabilidade à Microsoft, atribuída como CVE-2019-0797, e esta já lançou uma atualização.

As vulnerabilidades de dia-zero são falhas desconhecidos no software que podem ser exploradas por invasores para violar o dispositivo e a rede da vítima. O novo exploit usa uma vulnerabilidade no subsistema gráfico do Microsoft Windows para conseguir adiquirir privilégios locais e obter controle total do computador invadido. A amostra de malware examinada pelos pesquisadores da Kaspersky Lab mostra que o exploit visa as versões do sistema operacional do Windows 8 ao Windows 10.

Os pesquisadores acreditam também que vários grupos especializados em APTs, como o FruityArmor e SandCat, podem ter usado o exploit detectado, mas possivelmente não apenas esses. O FruityArmor é conhecido por já ter usado exploits de dia-zero e o SandCat é um novo grupo que foi descoberto recentemente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.