Anatel vai tornar obrigatória certificação de baterias de celular

0

A Anatel anunciou que irá adotar medidas envolvendo a certificação e o descarte de baterias de lítio, utilizadas em telefones celulares, com o objetivo de aumentar a segurança e a qualidade desses componentes.

A norma exigirá certificação de outros itens, como os carregadores. A expectativa é reduzir o comércio de produtos de origem duvidosa, que estariam associados a tais problemas reportados pelos usuários, como a explosão de aparelhos.

A agência pretende editar regulamentação que torna obrigatória a certificação de baterias, uma etapa necessária para sua homologação. Sem essa aprovação, os produtos de certificação obrigatória não poderão ser comercializados.

O superintendente de Radiofreqüência e Fiscalização da Anatel, Edílson Ribeiro dos Santos, disse que a certificação levará em conta aspectos relacionados ao desempenho elétrico, à segurança e à facilidade de identificação pelo usuário, além do tratamento de resíduos das baterias após o fim de sua vida útil.

A proposta foi discutida com a Abinee, que reúne os fabricantes de baterias, e o CPqD. A Abinee se posicionou favorável desde que a medida envolva o terminal móvel, a bateria e o carregador.

Em relação ao descarte de baterias, a agência iniciou contatos com o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que em 1999 editou resolução determinando que pilhas e baterias tenham os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequados.

A Anatel está tentando convencer a Acel (Associação Nacional das Operadoras Celulares) a elaborar um procedimento de caráter voluntário, visando harmonizar, no âmbito das operadoras, a questão do recolhimento e descarte de baterias entregues pelos usuários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.