Brasil pode chegar a 170 milhões de celulares em 2010

0

Uma projeção feita por José Luís de Souza, presidente da Fitec, uma das principais instituições de pesquisa do país, aponta que o Brasil chegará a 106 milhões de usuários de celular até o fim do ano e 170 milhões de aparelhos habilitados em 2010. A estimativa toma o rumo oposto de análises que se tornaram freqüentes nos últimos tempos segundo as quais o mercado brasileiro estaria próximo da saturação.

Para o Souza, isso está longe de acontecer por vários motivos. Um deles diz respeito às novas coberturas que estão por vir, como a das redes de terceira geração (3G). Outro fator que irá impulsionar o mercado de celulares é a crescente adesão da população das classes C e D. Segundo ele, os responsáveis diretos pela difusão do celular nessas camadas sociais são os varejistas. Eles têm facilitado a compra de aparelhos, com financiamentos em até 12 vezes.

O presidente da Fitec destaca, ainda, que há regiões brasileiras onde a cobertura não é boa e, portanto, o serviço deverá ser melhorado. Os números retratam bem a análise de Souza. O país encerrou 2005 com um total de 86 milhões telefones móveis em uso. Em fevereiro, o número de assinantes subiu para 88 milhões. Portanto, a previsão de 106 milhões de usuários neste ano não está tão distante. A julgar pelo ritmo de crescimento do setor, a meta para 2010 também é plausível.

A grande novidade do estudo, entretanto, é que o crescimento do pré-pago, a grande estrela do mercado de celulares, responsável por 80% da base instalada, poderá ser menor que o do pós-pago. Para Souza, a tendência é as operadoras subsidiarem pouco ou nada o pré-pago e começar a bancar o pós-pago.

No ano passado, o Brasil produziu pouco mais de 40 milhões de aparelhos, sendo 10 milhões para exportação, 10 milhões para reposição e 20 milhões voltados aos novos clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.