Câmara rejeita multa para operadora que não garantir privacidade de usuário

0

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados rejeitou proposta que obriga as operadoras de telefonia fixa e móvel a pagar multa em caso de danos resultantes por não garantir a privacidade de seus usuários. O texto rejeitado é o do Projeto de Lei 671/15, do deputado licenciado William Woo.

Por ter sido rejeitado conclusivamente em todas as comissões de mérito, o projeto será arquivado, a menos que haja recurso aprovado para que sua tramitação continue pelo plenário.

Relator na comissão, o deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS) recomendou a rejeição da matéria com o mesmo argumento utilizado pela Comissão de Defesa do Consumidor: o de que tal medida já é prevista na legislação atual.

"Apesar da meritória intenção do autor, o projeto aponta a existência de diversos dispositivos legais que já asseguram aos usuários de telefonia o direito de sigilo das suas comunicações e de confidencialidade dos seus dados pessoais", disse ele, citando a Constituição Federal, a Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472/97) e o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14).

O relator disse ainda que o ordenamento jurídico atual também já contempla a proposta de aplicação de punição às operadoras que, por ação ou omissão, concorrerem para a violação desses direitos. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.