Como a tecnologia do Blockchain permitirá aos Pacientes terem a verdadeira propriedade de seus dados na Saúde Digital?

0

Quando Thomas Jefferson e seus compatriotas redigiram a Declaração de Independência dos Estados Unidos (promulgada em 4 de Julho de 1776), famosa por seus valores e princípios ainda hoje defendidos e protegidos pelos americanos, eles citaram logo no início da declaração um princípio fundamental desta carta: "que todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a procura da felicidade".

Mas o que poucos de nós sabemos é que nesta declaração de independência, que valorizava os direitos individuais de cada cidadão, tinha por trás a influência de um pensador e filósofo inglês – John Locke (1632-1704). A filosofia política de Locke fundamentava-se na noção de governo consentido, pelos governados, da autoridade constituída e o respeito ao direito natural do ser humano – à vida, à liberdade e à propriedade. Se esses governos, contudo, não respeitassem a vida, a liberdade e a propriedade, o povo tinha o direito de se revoltar contra eles.

conceito do Blockchain começou com o próprio desenvolvimento do Bitcoin em 2009. O Bitcoin foi projetado como uma rede global para se transferir valores (ou moedas digitais) sem intermediários de confiança no roteamento dos dados. O Blockchain é um tipo de banco de dados distribuído que guarda um registro de transações permanente e à prova de violação. O banco de dados Blockchain consiste em dois tipos de registros: transações individuais e blocos. As principais características incluem nenhum ponto central de controle, alta disponibilidade, forte integridade de dados e harmonia em toda a rede que armazena estes dados. A rede como um todo é descentralizada o que significa que não há um único ponto de falha no sistema. Se um nó deixa a rede, outros nós já tem armazenado uma cópia exata de toda a informação compartilhada. De modo inverso, se um nó entra na rede os nós iniciais imediatamente criam cópias de suas informações para o novo membro.

Dentre os diversos aspectos de interesse do uso do Blockchain, há dois que nos chamam a atenção para o tema deste artigo:

  • Empoderamento dos usuários – os usuários estão no controle de todas as suas informações e transações.
  • Ser digital – Praticamente qualquer documento ou bem (como nossos dados de Saúde) pode ser expressado em forma de código e encapsulado ou referenciado por uma entrada do "livro-caixa digital" (aquele registro que documenta as transações eletrônicas dos dados), o que significa que a tecnologia blockchain tem aplicações muito amplas, a maioria ainda não pensada, muito menos implementada.

Uma coisa deve ser reconhecida – o Blockchain não é uma "tecno-panaceia" (ou tecnologia capaz de resolver qualquer problema), mas fornece uma solução simples que resolve muitos dos problemas de compartilhamento de informações na Assistência a Saúde.

Mas, como o Blockchain se insere na capacidade dos Pacientes terem a verdadeira propriedade de seus dados de Saúde Digital?

Uma revolução médica centrada no Paciente também exigirá novos direitos e um novo pacto na relação do paciente com seus médicos e prestadores de assistência em Saúde. Uma plataforma que captura todos os dados de um paciente não pode simplesmente ser apenas acessível aos pacientes (como é o caso hoje, pois os dados estão em geral guardados pelos médicos, hospitais e provedores de serviço de Saúde); ela precisa ser possuída e controlada pelos indivíduos que contribuem para ela.

O Paciente precisa tomar "posse de si mesmo" no ambiente dos dados gerados no ecossistema da Saúde Digital!

Contudo, um ditado comum entre os líderes da área de Saúde é: "não se trata de propriedade de dados, trata-se de acesso e controle", ou seja, 'basta que concedamos ao paciente acesso aos seus dados no meu sistema e nas minhas regras que estará tudo certo'. Tal conceito negligencia uma das mais antigas regras de direito. A frase "posse é nove décimos da lei" surgiu porque é relativamente fácil de fazer valer os direitos de propriedade se alguém tem a posse de algo, mas difícil de aplicar de outra forma. O mesmo acontece com os dados. Simplificando, se você não tem posse deles, você terá que pedir permissão para ter acesso. Uma pessoa não pode manter o controle verdadeiro quando os seus dados vivem no servidor fechado de outra pessoa ou entidade.

Daí vem o potencial do Blockchain na Saúde!

Estima-se que 20% dos erros médicos evitáveis se devem à falta de acesso imediato às informações de saúde dos pacientes. Dos cerca de 400.000 erros médicos evitáveis que levam à morte nos Estados Unidos anualmente, podemos projetar que 80.000 pessoas morrem a cada ano (ou 220 por dia) por causa da falta de acesso necessário à informação médica. Nossa estatística no Brasil não é muito diferente da americana, infelizmente.

Sem conexão direta com seus dados médicos, as pessoas estão sofrendo danos físicos e até morrendo desnecessariamente. Consequentemente, temos que procurar urgentemente uma estratégia viável para digitalizar mais a Medicina, fornecendo um novo recurso para potencialmente ajudar cada indivíduo que voluntariamente participa neste ecossistema. Esta é a essência dos benefícios da democratização dos dados: o controle compartilhado oferece benefícios compartilhados a uma taxa exponencial. Quando os indivíduos informam o coletivo, e o coletivo informa o indivíduo, teremos o sistema de Saúde de aprendizagem que buscamos (aonde podemos aplicar as outras ferramentas de analise de dados como o Big Data/Right DataInteligência Artificial, Machine Learning, modelos preditivos, etc). E o Blockchain pode ser uma das ferramentas para essa revolução!

Finalmente, retornamos ao que John Locke afirmou sobre o respeito ao direito natural de todo ser humano – à vida, à liberdade e à propriedade. Talvez através do Blockchain tenhamos a chance de verdadeiramente ter a propriedade de nossos dados de Saúde Digital, permitindo-nos a liberdade de usá-los pessoalmente e coletivamente para avanço nos tratamentos médicos e consequentemente exercendo o direito mais natural de todos – ter uma vida ainda mais digna e feliz. Sim, todo ser humano detém a propriedade de si mesmo; sobre esta ninguém mais pode ter qualquer direito!

No próximo artigo iremos abordar alguns casos reais de como o uso do Blockchain poderá transformar a Saúde Digital e beneficiar a todos nós, os Pacientes!

Se gostou deste Post, compartilhe, comente, dê sugestões.

Abraços a todos!

Guilherme Rabello, Gerência Comercial e Inteligência de Mercado,InovaInCor – InCor / Fundação Zerbini.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.