ESET descobre malware que assume o controle total da comunicação por e-mail

0

A ESET descobriu o LightNeuron, um backdoor do Microsoft Exchange que pode ler, modificar ou bloquear qualquer e-mail que passe pelo servidor, incluindo escrever novas mensagens e enviá-las ,sob a identidade de qualquer usuário legítimo da escolha dos invasores. O malware é controlado remotamente por meio de anexos em formato PDF e JPG ocultos em mensagens recebidas pelos usuarios.

O LightNeuron atende aos servidores de e-mail Microsoft Exchange pelo menos desde 2014. Os pesquisadores da ESET identificaram três organizações diferentes vítimas da ameaça, incluindo um ministério de relações exteriores em um país da Europa Oriental e uma organização diplomática regional no Oriente Médio. No Brasil, no entanto, não se tem conhecimento ainda de qual organização teria sido afetada.

O LightNeuron é o primeiro malware conhecido a usar incorretamente o mecanismo do Microsoft Exchange. "Na arquitetura do servidor de e-mail, o LightNeuron pode operar com o mesmo nível de confiança que os produtos de segurança, como filtros de spam. Como resultado, esse malware oferece ao invasor controle total sobre o servidor de e-mail e, portanto, sobre toda a comunicação do usuário", explica Matthieu Faou, pesquisador de malware da ESET que conduziu a investigação.

Os pesquisadores da ESET coletaram evidências sugerindo que o LightNeuron pertence ao grupo de espionagem Turla, também conhecido como Snake. Este grupo e suas atividades são amplamente investigados pela ESET. "Acreditamos que os profissionais de segurança de TI devem estar cientes dessa nova ameaça", diz Faou.

Para fazer com que os e-mails de comando e controle (C&C) pareçam inocentes, o LightNeuron usa esteganografia para ocultar seus comandos em imagens PDF ou JPG válidas. A capacidade de controlar a comunicação por e-mail torna o LightNeuron uma ferramenta perfeita para vazar documentos e também para controlar outras máquinas locais por meio de um mecanismo de C&C, o que é muito difícil de detectar e bloquear.

Forma de agir do LightNeuron

"Devido a melhorias de segurança em sistemas operacionais, os cibercriminosos precisam de persistência no uso de ferramentas que podem habitar o sistema de destino, encontrar documentos valiosos e desviá-los, tudo sem levantar suspeitas", diz Faou.

Os pesquisadores da ESET alertam que a limpeza do LightNeuron a partir de uma rede não é uma tarefa fácil: a simples exclusão de arquivos maliciosos não funciona, já que isso poderia fazer o servidor de e-mail falhar. "Encorajamos os administradores de sistemas a ler o documento de pesquisa da ESET em sua totalidade antes de implementar um mecanismo de limpeza", finaliza Faou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.