GSM atinge marca de 2 bilhões de clientes

0

A 3G Americas e a Informa Telecoms & Media anunciam nesta terça-feira, 13/6, que a família de tecnologias GSM – GSM/GPRS/EDGE/UMTS e HSDPA, deve alcançar a marca de 2 bilhões de clientes no mundo inteiro até o final deste mês.

Existem 2,29 bilhões de usuários móveis ao redor do mundo, entre todas as tecnologias, colocando a GSM em primeiro lugar e numa posição dominante, dia a 3G Americas.

O maior crescimento global para a tecnologia GSM foi constatado na América Latina e Caribe, juntos adicionaram mais de 74 milhões de novos clientes entre março de 2005 e março de 2006 ? praticamente dobrou-se a base de assinantes com uma taxa de crescimento de 97%.

Em seguida vem o Oriente Médio e na seqüência a África, embora a China ainda seja o maior mercado de clientes GSM registrando 662,6 milhões de assinantes em março de 2006.

No Brasil, existem hoje 51 milhões de usuários da tecnologia GSM/GPRS/EDGE. Em relação a 2005, o número de clientes passou de 31 para 51 milhões, um crescimento de 65%. ?A previsão é que este número de usuários GSM chegue a 62 milhões até o final do ano?, segundo Erasmo Rojas, diretor da 3G Americas para a América Latina e Caribe.

?Demorou aproximadamente 12 anos para alcançar o primeiro bilhão de clientes GSM em 2004?, disse Devine Kofiloto, Analista Sênior da Informa Telecoms & Media, ?mas apenas dois anos e meio para atrair o próximo bilhão de assinantes GSM/UMTS?.

De acordo com as previsões do Serviço de Informação Celular da Informa Telecoms & Media, a GSM/GPRS/EDGE/UMTS deve chegar ao marco de 3 bilhões de clientes em 2010, com mais de 700 milhões destes assinantes em UMTS.

Enquanto o celular se transforma em mais que um simples telefone em várias regiões do mundo, a utilidade desses aparelhos deve ser cada vez maior, com a emergência de um número crescente de aplicativos M2M (aparelho para aparelho), que também devem atrair ainda mais assinantes.

No Ocidente, onde a base de assinantes GSM começa a beirar os 250 milhões de clientes, o principal motivo por de trás do crescimento dessa tecnologia é a migração de operadoras CDMA e TDMA para a família GSM de tecnologias. Uma
grande contribuição vem das operadoras América Móvil e Telefónica Móviles, lançando redes GSM em todas as suas empresas na Argentina, Brasil, Chile,
Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Apenas duas empresas da Telefónica ainda mantêm redes CDMA. Além disso, a Telecom Italia (TIM) e a Millicom International optaram por migrar cada uma das suas cinco subsidiarias para GSM recentemente, assim como várias outras operadoras, um exemplo é a Cable & Wireless no Caribe. Nos EUA e no Canadá, a Cingular Wireless, a T-Mobile USA e a Rogers Wireless estão contribuindo para o crescimento da tecnologia na América do Norte, além de várias operadoras regionais e rurais que optaram por GSM.

No mundo inteiro, a família GSM de tecnologias continua a sua evolução rápida em direção a serviços 3G de dados sem fio em alta velocidade. A
tecnologia EDGE está em operação comercial em 133 operadoras de 80 países, inclusive 31 países na América Latina e no Caribe. Outras 81 redes EDGE estão nas fases de planejamento ou implementação no mundo inteiro.

Hoje, são 105 redes UMTS em serviço em 50 países, com outras 59 redes planejadas ou em
fase de implementação. A Cingular Wireless foi a primeira empresa do mundo a lançar HSDPA, uma versão mais avançada da UMTS para banda larga móvel, atingindo 16 mercados em dezembro de 2005. Hoje, cinco meses depois, HSDPA
está em 32 redes comerciais e outras 67 operadoras estão em fase de planejando, testando ou implementando redes.

Quase todas as operadoras UMTS devem implementar HSDPA, que é praticamente uma atualização da UMTS, que oferece uma capacidade muito maior de transmissão de dados acrescida de uma redução significativa nos custos de rede para serviços de dados, informa a 3 G Americas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.