Rio Grande Energia padroniza parque tecnológico

0

Aumentar a eficiência do ambiente de TI e reduzir custos com manutenção, implantação e gerenciamento foram os motivadores para a Rio Grande de Energia (RGE) para padronizar seu parque tecnológico por meio da solução SMS 2003, da Microsoft. O sistema realiza o gerenciamento e controle de mudanças e é utilizado tanto para servidores, quanto para estações de trabalho.

Antes, a RGE utilizava um software de difícil administração, além de ruim para gerar relatórios e extrair informações. "O desafio era melhorar o gerenciamento das estações de trabalho, implementar o controle de utilização de softwares e licenças, além de distribuir controles de segurança", explica Paula Lopes, gerente de contas da SERVICE IT Solutions, responsável pela consultoria e integração do ambiente da concessionária de energia.

Foram quatro meses de projeto e os resultados já podem ser observados no dia-a-dia da RGE. "Com a nova solução ganhamos em diversas áreas, principalmente no acesso remoto do help desk, consultas de inventários de software e hardware, relatórios gerenciais via web, além dos controles de licenças e atualizações de segurança do ambiente Microsoft, o que faltava para completarmos o nosso plano segurança", comemora o gerente da divisão de suporte da RGE, Ricardo Mattia.

Com o SMS, segundo ele, a distribuição de softwares tornou-se ao mesmo tempo poderosa, flexível e simples. Agora a RGE pode distribuir programas para toda a empresa, para uma ou 1 milhão de estações da mesma forma, com segurança e rapidez. O controle centralizado de todas as vulnerabilidades encontradas nas máquinas, pode ser gerenciado pela empresa. Segundo Paula, com o os relatórios do SMS, a RGE pode ter em instantes todos os recursos afetados por vulnerabilidade, o nível de criticidade de todo o parque e as estações e servidores que estão de acordo com a política da empresa.

"O projeto SMS automatizou os nossos processos para controle da infra-estrutura e a SERVICE IT não só agregou conhecimento na parte técnica da ferramenta, mas também trouxe experiência na organização dos processos de tecnologia, o que foi parte fundamental para o sucesso do projeto", conclui Mattia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.