Contact center: como o sistema pode prestar apoio aos atendentes

0

A satisfação de um cliente não depende exclusivamente de um bom produto ou serviço. Ser bem atendido é fundamental para o bom relacionamento entre a empresa e o cliente, seja para reclamar, elogiar, sanar dúvidas ou mesmo sugerir melhorias. Os atendentes de contact centers são os responsáveis por essa ligação e pela imagem corporativa da empresa.

Quando o atendimento telefônico agrega uma boa experiência para o consumidor/usuário torna-se mais fácil fidelizar o cliente e gerar novas oportunidades de negócios. Por isso, as empresas de contact center investem de forma contínua em melhorias na estrutura e no treinamento dos colaboradores, que são parte da sustentação de uma central de atendimento. Agora, como o sistema pode prestar apoio a esses profissionais, para garantir o bom funcionamento dos serviços e a qualidade de vida deles?

Investir em tecnologia e soluções adequadas para o contact center é vital para agilizar o serviço, melhorando o processo produtivo e, consequentemente, a qualidade dos atendimentos, colaborando com a manutenção de profissionais capacitados e tornando o tempo de contato com o cliente eficaz e direcionado.

A lei do call center, que está em vigor desde dezembro de 2008, impõem menores prazos de tempo na espera por solicitações ou informações. O atendente acaba ficando sob maior pressão para prestar todos os serviços necessários dentro do tempo determinado. Por isso, é importante que o sistema seja ágil e tenha as informações integradas. Desta forma, todos os dados do cliente ficam disponíveis e não haverá a necessidade de repetir as informações, o que torna o atendimento rápido e eficiente.

Além disso, durante a conversa com o atendente o cliente muitas vezes passa informações importantes que podem resultar em novos negócios. Por exemplo, se ele solicita um empréstimo porque vai fazer uma viagem internacional o sistema pode orientar o atendente a oferecer um seguro que está disponível para este cliente. Para isso, as soluções para contact centers precisam ser completas e fornecerem todas as informações possíveis, e o atendente precisa ser bem treinado e conhecer as ações da empresa.

Também é importante treinar os atendentes para as novas formas de contato que estão sendo utilizadas. Com a abertura de novos canais de comunicação, muitos setores passaram por transformações, inclusive os contact centers. Opções como o atendimento via chat e o contato através das redes sociais, ajudam o consumidor a obter mais informações sobre os produtos e as empresas, para chegar ao atendente detalhando exatamente aquilo de que precisam.

Não há uma fórmula de sucesso específica que garanta total satisfação a todos, mas esses fatores, se bem explorados, podem garantir tanto a satisfação do cliente e a qualidade dos serviços, como a satisfação pessoal e profissional dos atendentes dos contact centers.

Carlos Carlucci, country manager da Vocalcom Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.