Maioria dos profissionais de TI no Brasil pretende trocar de emprego neste ano, aponta pesquisa

0

Os profissionais de TI parecem ter sido pouco afetados pela crise econômica e parcela significativa deles pretende se trocar de emprego neste ano. É o que aponta o barômetro de TI elaborado pela Page Personnel, empresa de recrutamento especializado de profissionais de suporte à gestão, parte do PageGroup.

De acordo com os dados do levantamento, 56% dos consultados avaliam buscar uma nova oportunidade de trabalho nos próximos 12 meses. Os principais motivos para essa mudança são a falta de possibilidade de crescimento na empresa atual, salário abaixo do mercado e companhias com gestão conservadora. A pesquisa mostra que oito em cada dez profissionais consultados estão empregados atualmente.

Para Ricardo Haag, diretor da Page Personnel, o segmento está na contramão do mercado e os profissionais estão bem valorizados. "A eficiência, inovação e avanço tecnológico que a área pode agregar para todo tipo de negócio tornam os executivos de TI cobiçados. Em uma eventual movimentação, esse cenário puxa a remuneração deles para cima."

A pesquisa consultou 1,1 mil executivos de cargos de suporte à gestão no primeiro trimestre deste ano.??Benefícios e flexibilidade de horário são os aspectos que mais atraem no setor

O estudo revela, ainda, que a remuneração não é o principal motivador para o profissional de TI aceitar uma proposta de trabalho. Os aspectos mais atrativos, ao analisar uma mudança de emprego, são o pacote de benefícios, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e a flexibilidade de horário. Outros pontos que também atraem são plano de carreira estruturado e a oportunidade de atuar fora do país.? "A maioria dos profissionais que compõem o mercado da tecnologia da informação é da geração Y, logo, já era esperado uma mudança nas prioridades e aspirações de carreira de público. Nascidos na era digital, eles buscam feedbacks, desenvolvimento e, principalmente, o que os inspira na sua postura e história profissional", pontua Haag.

Perfil do gestor ideal ??

A pesquisa também apontou quais são as características ideais de um gestor da área de TI no país. Segundo os consultados, os superiores devem ser inspiradores, abertos ao diálogo e ter dinamismo nas tarefas do dia a dia. Entretanto, porém, esse público não gosta de trabalhar com lideranças de perfil político, amigo (que compartilha assuntos pessoais) e cauteloso.

"De modo geral, esses jovens profissionais possuem um bom relacionamento com o gestor, no entanto, não o vê como exemplo e sente falta de dinamismo e comportamento motivacional. Esse conflito de gerações deve ser encarado com naturalidade no mercado de trabalho", ressalta Haag.

O profissional de TI no Brasil possui idade média entre 25 e 35 anos, predominantemente do sexo masculino (87%), com educação superior básica (mais de 40% não cursou além da graduação), mas 63% possuem inglês avançado ou fluente, e mais da metade afirma ter alguma noção de espanhol. Desenvolvimento e aplicações, assim como infraestrutura e sistemas, são as áreas com maior expertise no mercado brasileiro.

 

Funções desenvolvidas na empresa
Desenvolvimento de software / aplicacional 60%
Infraestruturas / Sistemas 54%
Projetos de ERP 38%
Pesquisa e/ou investigação 23%
Projetos transversais 18%

 

Os setores mais empregam do mercado são consultoria de tecnologia e a indústria:

 

Consultoria 38%
Indústria 21%
Internet/Digital 19%
Banco/Seguros 17%
Distribuição 3%
Startup 2%
Moda/Marcas de luxo 1%

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.