Audiência pública discute combate à corrupção e à fraude

0

O uso de tecnologia no combate à fraudes, à corrupção e ao crime organizado foi tema de audiência pública, nesta sexta-feira (13/7), no plenário da Câmara dos Deputados. A audiência, promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, contou com a participação de instituições governamentais e empresas privadas que se reuniram para apresentar as possibilidades que a tecnologia oferece para agilizar os processos de investigação, apuração e auditoria de crimes contra o Estado.

O diretor-superintendente do Serpro, Gilberto Paganotto, participou da mesa de expositores da audiência e ressaltou que a função do Serpro, como empresa pública de TI, é desenvolver soluções eficazes e capazes de suprir as necessidades do governo federal. "O Serpro não trabalha com a incumbência de investigação, mas auxilia, conforme a demanda, os órgãos da União na criação de soluções e sistemas que permitem a transparência dentro do Estado e o combate a fraudes. Além de auxiliar as investigações de cada órgão provendo informações relevantes para os processos de apuração e auditoria", explicou.

Paganotto acrescentou que algumas soluções do Serpro, como o Comprasnet, o novo passaporte, o Siscomex, o Siafi, o e-Marcas e o Sped contribuem diretamente no combate a possíveis fraudes, em diversas áreas de atuação do governo. Ele completou que o Serpro investe, atualmente, em inteligência artificial e cruzamento de dados para coibir ações fraudulentas, além do constante processo de segurança da informação em que a empresa está inserida, com utilização de forense computacional, ações preventivas dentro do Serpro e para o cliente. O diretor ressaltou, também, que o Serpro tem novas metas e uma das prioridades é o investimento interno em novas tecnologias e pessoal qualificado para que seja possível atender os clientes da melhor forma possível.

As soluções tecnológicas favorecem o tratamento do material probatório das investigações e auditorias, auxiliam na coleta, normatização e análise dos dados, e por fim, geram o conhecimento útil. Carlos Roberto Yoshoka, controlador do TCU, explicou que o Tribunal tem se adiantando no combate à fraude dos recursos federais, e para isso, se utiliza de várias ferramentas. Entre elas, o data warehouse Síntese, desenvolvido pelo Serpro em parceria com o tribunal, que disponibiliza informações cruzadas dos programas: Siafi, Siasg, Sidor, Rais e outros. "A solução data warehouse facilita o trabalho do TCU porque permite o acesso às informações, armazenadas na base de dados do Serpro, pela Intranet do tribunal?, acrescentou Yoshoka.

O software I2, desenvolvido pela empresa Tempo Real, foi apresentado durante a audiência como um instrumento tecnológico de sucesso para a apuração de dados. O software permite a criação de diagramas com base em cruzamento de dados, em vários parâmetros e apresentação visual. O I2 foi analisado pelo Serpro e aprovado como uma solução segura para a utilização do governo federal, o software tem auxiliado os trabalhos de apuração de comissões da Câmara, Senado e outros órgãos de governo.

A Controladoria Geral da União (CGU) apresentou o case Portal da Transparência, construído pelo Serpro em conjunto com a CGU, como uma das estratégias de prevenir à corrupção. Ainda participaram do evento representantes do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (Ministério da Justiça), Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro) e Associação Brasileira de Empresas e Software (Abes).

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.