Estudo revela escassez global de profissionais de segurança

0

O (ISC)², instituto focado em educação e certificações profissionais em Segurança da Informação e Cibersegurança, apresenta os resultados globais e da América Latina do Global Information Security Workforce Study – GISWS (Estudo Global da Força de Trabalho na área de Segurança da Informação).

O estudo realizado com 959 profissionais de Segurança da Informação da América Latina aponta que apesar de 51% das organizações afirmarem que planejam aumentar o número de profissionais da área em seus quadros de funcionários, até 2020 haverá uma falta de 185 mil profissionais capacitados para exercerem as atividades inerentes à Segurança da Informação.

Outro dado preocupante é que as empresas na América Latina reduziram os investimentos em treinamentos para seus funcionários. 44% dos entrevistados afirmam que arcam com os próprios custos de capacitação e desenvolvimento. "Ter profissionais capacitados e treinados é principalmente um benefício para a companhia, que passa a ter resultados melhores e mais confiáveis", explica Gina van Dijk, Diretora Regional do (ISC)² América Latina.

O relatório mostra ainda que na região apenas 18% dos profissionais atuantes no setor vêm de áreas não relacionadas à Tecnologia da Informação. "É preciso entender que a Segurança da Informação não é apenas uma responsabilidade da área de TI, mas um fator estratégico para os negócios da organização. A capacitação dos profissionais é mais do que um investimento em um plano de carreira, é principalmente um fator chave para o futuro e segurança do ativo de maior valor de uma companhia: suas informações", completa Gina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.