Interoperabilidade entre MMS já está em funcionamento

0

O envio de mensagens multimídia (MMS) entre usuários de operadoras diferentes já está em funcionamento no Brasil há dois meses. A interoperabilidade está valendo para todas as companhias de telefonia celular com exceção da Sercomtel, que deve aderir no fim deste mês. O trabalho de intermediação do tráfego entre operadoras é feito pela VeriSign.

O Brasil é o segundo país do mundo a implementar a interoperabilidade em MMS, tendo perdido por poucas semanas para o Canadá. Vale lembrar que no Canadá são apenas três operadoras interconectadas, enquanto no Brasil são oito ? e de tecnologias diferentes.

A novidade ainda não foi comunicada aos consumidores porque faltam alguns ajustes no sistema. Mesmo assim, a Vivo, por exemplo, verificou um aumento de 50% no tráfego MMS em agosto.

A expectativa das companhias é de que a interoperabilidade seja responsável, em média, por um aumento de 40% no volume de mensagens multimídia enviadas por seus clientes. O anúncio para o mercado de massa deve ser feito dentro de poucas semanas, tão logo os últimos detalhes nos contratos com a VeriSign sejam resolvidos.

VeriSign

Ao contrário do SMS, no qual a interoperabilidade é feita diretamente entre as operadoras, no MMS as empresas optaram por formar um consórcio e escolher em consenso um único integrador. As primeiras reuniões aconteceram em maio e junho de 2004.

Foi aberta uma RFP, da qual VeriSign e Mobile 365 saíram finalistas. Ambas passaram por uma bateria de testes entre novembro do ano passado e junho último, até a escolha definitiva da VeriSign.
A contratação de um integrador único poupa tempo e dinheiro das operadoras.

Além disso, evita que uma operadora revele aos concorrentes os modelos de celular que irá lançar em breve, pois a interoperabilidade em MMS demanda muitas adaptações e testes para que a mensagem enviada por um aparelho seja recebida por todos os outros modelos. ?Fica a cargo do integrador a realização dos testes com novos modelos e isso assegura o sigilo dos lançamentos?, explicou Marcos Mouran, gerente de messaging e interoperabilidade em MMS da Vivo. A VeriSign receberá um valor fixo por cada MMS trafegado entre redes de operadoras distintas. Esse valor não foi revelado.

Adaptações

As adaptações feitas às mensagens multimídia para permitir a interoperabilidade são muitas, pois os padrões dos arquivos variam de acordo com o fabricante do celular.

Em alguns casos, é necessária uma perda de qualidade na foto, dependendo do celular que a recebe.

Foi determinado pelo consórcio das operadoras um limite de 300 Kb para o tamanho das fotos trafegadas entre as redes. Esse limite pode ser aumentado no futuro, se todas concordarem. Ainda falta definir alguns padrões para mensagens de vídeo, como o bit rate.

Existe o interesse de expandir a interoperabilidade MMS para o Mercosul, mas nenhuma reunião com operadoras dos países vizinhos foi feita até agora.
A interoperabilidade MMS foi debatida durante o seminário Móbile Messaging South Cone 2005, realizado no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.