Audiências para regulamentar Plano de Resíduos Sólidos começam pela região Centro-Oeste

0

A primeira audiência para do Plano de Resíduos Sólidos começou nesta terça-feira e prossegue até esta quarta-feira, 14, na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, reunindo toda a região Centro-Oeste. O encontro marca o início de um programa de cinco audiências públicas regionais, que serão consolidadas em audiência pública nacional, em Brasília. A assembleia é organizada pelo Ministério do Meio Ambiente em conjunto com os governos estaduais, e irá discutir a questão dos resíduos sólidos e a inclusão dos catadores de materiais recicláveis, resíduos de serviços de saúde, portos, aeroportos e terminais rodoviários, resíduos industriais, entre outros. As próximas audiências serão realizadas no mês de outubro: (4 e 5) – região Sul: Curitiba-PR; (10 e 11) – região Sudeste: São Paulo; (13 e 14) – região Nordeste: Recife-PE e (18 e 19) – região Norte: Belém-PA.

A versão preliminar do Plano Nacional de Resíduos Sólidos foi elaborada pela Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, tendo por base o diagnóstico da atual situação dos resíduos sólidos no Brasil, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e os debates realizados no âmbito do Comitê Interministerial, formado por 12 ministérios relacionados com o setor. O plano, segundo esta previsto em lei, tem vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 anos, com a atualização a cada quatro anos, e compreende o diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos, cenários, metas, diretrizes e estratégias para o cumprimento dessas metas. A periodicidade das metas foi definida para coincidirem com os prazos do Plano Plurianual (PPA) da União, quando estão previstas as revisões deste plano.

Também será implantado até o fim do próximo ano o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir), com informações do Cadastro Nacional de Operadoras de Resíduos Perigosos, do Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental, pelos órgãos públicos responsáveis pela elaboração dos planos de resíduos sólidos, por demais sistemas de informações que compõem o Sistema Nacional de Informações sobre Meio Ambiente (Sinima) e pelo Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa), no que se refere aos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

O cronograma, informações e formulários de inscrição para participar das audiências podem ser encontrados no site
http://www.cnrh.gov.br/pnrs/docs.php

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.