Telebrás prepara expansão do PNBL para novas localidades até outubro

0

A Telebrás pretende estender a cobertura do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) às cidades de Imperatriz, Brasília, e Campinas até outubro. Até o final do ano a estatal quer interligar a região do Porto Naval do Rio Grande do Sul, que vai de Porto Alegre ao Rio Grande. Para isto, a Telebras usará a rede de fibras ópticas da Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE).

O presidente da empresa, Caio Bonilha, ressaltou que está reformulando a parceria com as estatais da área de energia elétrica “porque elas têm redes prontas e, assim, não precisaremos de investimentos tão grandes em redes, e desta maneira poderemos focar em aumento de velocidade”.

Segundo o executivo, a Telebrás chegará ao final deste ano com 150 municípios cobertos com banda larga popular. Atualmente, a companhia fornece capacidade para 20 provedores que atendem, no máximo, oito cidades entre Goiás e Distrito Federal. “Tivemos um atraso significativo no início, agora temos que botar o jumbo de volta no ar”, disse. No projeto incial, o PNBL atenderia 300 cidades logo no primeiro ano de funcionamento da estatal.

Satélite

De acordo com Caio Bonilha, o projeto de lançamento de um satélite geoestacionário público está em discussão tanto na Telebrás, quanto o Ministério das Comunicações, mas uma definição sobre o assunto só deve acontecer no próximo ano. “Ainda vamos levar este plano para o nosso Conselho de Administração”.

O papel estratégico da Telebrás como veículo público de investimentos no setor de telecomunicações e os desafios da estatal foram alguns dos assuntos tratados por Bonilha em entrevista exclusiva à TELETIME de setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.