NIC.br e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo promovem ações de educação digital nas escolas

0

Escolas estaduais de São Paulo passarão a receber o material educativo "Guia #Internet com Responsa" com instruções sobre os cuidados e responsabilidade no uso da Internet. Essa é uma iniciativa do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a partir do Protocolo de Intenções assinado entre as entidades nesta quarta-feira,13.

Além disso, serão realizadas palestras para pais, educadores e alunos, e concursos que promovem e estimulam o uso seguro e responsável da Internet. "Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2015, do Cetic.br, há mais de 23 milhões de crianças e adolescentes conectados à Internet, portanto, é fundamental instruirmos esse público sobre os cuidados e responsabilidades que se deve ter no uso da Internet.", ressalta Kelli Angelini, gerente de assessoria jurídica do NIC.br.

O Protocolo de Intenções assinado pelo diretor-presidente do NIC.br, Demi Getschko, e pelo secretário da Educação de São Paulo, José Renato Nalini, em solenidade na Secretaria da Educação, tem o objetivo de conjugar esforços e promover apoio mútuo para a realização de ações de formação em educação e cidadania digital.

"O futuro passa pela 'geração do milênio', aquela que nasceu depois da popularização da Internet. Para essa geração, a rede, a conectividade e a interação virtual é pressuposto integrante e inalienável do cotidiano. É imprescindível que os jovens, seus pais e educadores sejam orientados e saibam multiplicar conhecimento para o uso cada vez mais seguro da Internet", aponta Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.

Guias #Internet com Responsa

Lançado pelo NIC.br no início deste ano, o Guia "#Internet com Responsa – Cuidados e responsabilidades no uso da Internet" busca orientar os pais, responsáveis e educadores em temas como exposição excessiva na Internet, liberdade de expressão e danos à imagem e reputação, cyberbullying, discriminação racial, discurso de ódio, danos e riscos da prática de nude selfie ou sexting, direitos autorais e plágio.

Para exemplificar esses tópicos, o Guia traz casos reais em recortes de notícias publicadas na mídia como, por exemplo, o caso de um aluno que foi condenado a indenizar um professor por difamá-lo em uma rede social. Dentro da proposta de se aproximar da realidade dos jovens, o Guia #FikDik, voltado aos adolescentes, apresenta os temas do "#Internet com Responsa" em linguagem informal, no formato de mensagens instantâneas. Todo o material está disponível gratuitamente para download no site internet segura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.