Com nova CEO, HP agora repensa spin-off da unidade de PCs

0

A nova diretora executiva (CEO) da HP, Meg Withman, começou a rever a separação (spin-off) da unidade de PCs, proposta por Leo Apotheker em agosto, antes de deixar o comando da empresa. Nem ela nem o comitê de diretores da empresa, no entanto, têm uma decisão sobre o assunto, mas fontes ligadas ao assunto ouvidas pelo The Wall Street Journal afirmam que uma posição deve ser tomada até o fim do mês.

De acordo com essas pessoas, Meg e outros executivos estão propensos a reverter o plano de separação, já que a divisão de PCs contribuiu com US$ 40,1 bilhões da receita e US$ 2 bilhões do lucro operacional no último ano fiscal da fabricante. Dessa forma, o spin-off diminuiria significativamente o poder de compra da HP entre os fabricantes de componentes, pois perderia escala. Isso complicaria a cadeia de suprimentos da empresa e reduzir as margens de lucro de alguns produtos. Com a separação, por exemplo, os servidores fabricados pela empresa perderiam a vantagem de preço advinda da compra de microprocessadores e discos rígidos.

Mesmo assim, alguns executivos ainda são favoráveis ao spin-off. A empresa tem tratado a medida como preferencial. Para os executivos que defendem a operação, a estratégia poderia ajudar a elevar as margens de lucro e também o preço das ações, que acumulam queda de 38% desde o início do ano.

As fontes ouvidas pelo jornal afirmam que Apotheker justificava o spin-off dizendo que a divisão de PCs estava em um “caminho diferente” do restante da empresa, cujo foco maior é no consumidor final. Elas afirmam, contudo, que o ex-CEO estava disposto a simplesmente se livrar dessa área devido à sua larga carreira construída no negócio de software.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.