Data Center do Estado do ES pode receber informações da Telebras

0

O Data Center do Estado, localizado no Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), deverá hospedar informações da Telebras a partir de 2012. A iniciativa pode fazer parte dos planos da empresa federal de descentralização dos dados.
Na semana passada, o presidente da Telebras, Caio Bonilha, visitou o Prodest, em Vitória, e confirmou o interesse em utilizar o Data Center do Estado para armazenar as informações da empresa. “Fiquei bastante satisfeito com o que vi. A infraestrutura tecnológica desse ambiente é de primeira qualidade. O órgão responsável pela TI do Espírito Santo possui as condições necessárias para participar do nosso projeto de descentralização”, enfatiza Bonilha.
O presidente do Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho, disse que a autarquia estadual está preparada para contribuir no armazenamento de dados da Telebras. “O nosso Data Center tem um alto grau de segurança e é um dos mais modernos do País. Por isso, somos capazes de atuar não somente na virtualização das informações, mas também de receber equipamentos”, analisa Coutinho.
Data Center
Inaugurado em outubro de 2010, o Data Center tem uma área de 1.400 m², onde cem servidores instalados ajudam no processamento de dados de diversos serviços como, por exemplo, a folha de pagamento dos funcionários públicos estaduais.
Com 159 m², a sala cofre reforça a preocupação com a segurança dos dados, porque protege os equipamentos eletrônicos de fumaça, água, fogo, vandalismo, pequenos desmoronamentos e roubos. Nesse sentido, também se destaca o sistema de detecção e combate a incêndio.
A parte elétrica é composta por subestação, geradores, transformadores, nobreaks, entre outros equipamentos. O sistema elétrico ainda se caracteriza pela duplicidade de circuitos. Quando um componente deixa de funcionar de forma adequada, é substituído por outro sem interrupções no fornecimento de energia.
Na sala de controle, está instalado o vídeo wall, composto por três monitores de LCD com 87 polegadas. O dispositivo permite acompanhar o funcionamento dos computadores, servidores, instrumentos de combate a incêndio e os demais equipamentos do Data Center.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.