TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Empresas podem economizar até 30% com consumo de energia

Postado em: 13/10/2011, às 23:14 por Redação

Em ambientes corporativos, o elevado consumo de energia é devido aos vários sistemas prediais e de TI, como data centers, iluminação, ar condicionado, vigilância e qualquer outro sistema que faça parte da estrutura de funcionamento da empresa. Gerenciar de forma eficiente essa infraestrutura e garantir menor consumo de energia é um dos grandes desafios operacionais das grandes empresas.

De acordo com a Panduit, empresa especializada em soluções de infraestrutura física unificada, na hora de projetar a plataforma de cabeamento, uma boa estratégia é a consolidação de sistemas como telefonia, computação, controles de acesso, portas, elevadores, ar condicionado, iluminação e câmaras, entre outros, dentro de uma infraestrutura convergente.

Desse modo, a empresa consegue centralizar a administração desses equipamentos em uma única plataforma, aproveitar melhor as informações produzidas por cada sistema e tomar as decisões adequadas para cada tipo de situação. Tal projeto permite realizar economias consideráveis em recursos e energia.

“A consolidação de todas as informações em uma única plataforma viabiliza a criação de protocolos para a operação inteligente do prédio, o que leva à economia de energia de várias formas”, diz Jorge de la Fuente, diretor de vendas técnicas da Panduit.

Um sistema que direciona a ligação telefônica para onde a pessoa se encontra e não somente para o seu escritório, o ar condicionado ligado 15 minutos antes da chegada dos funcionários, elevadores de um hotel posicionados nos andares mais altos durante os primeiros horários da manhã, quando todos os hóspedes começam a sair, a intensidade da luz artificial reduzida durante uma tarde de verão são alguns exemplos de ações que reduzem, consideravelmente, o consumo de energia.

Boas Práticas
Existem boas práticas que aproveitam melhor a energia elétrica nas empresas e a primeira regra é adotar uma estratégia de sustentabilidade que envolva todos os recursos humanos da empresa.

Após a adesão dos funcionários, a empresa deve seguir procedimentos técnicos como: implementar uma plataforma de infraestrutura convergente que unifique todas as áreas e viabilize a administração inteligente; projetar corretamente a distribuição elétrica, equilibrando cargas elétricas e adotando as técnicas corretas de conexão e emenda de cabos; consolidar as fontes de energia para os dispositivos de baixa tensão por meio de soluções como Power Over Ethernet (PoE), passando a depender apenas de uma fonte eficiente e robusta que atenda a câmeras, telefones, controles de acesso e dispositivos de controle de IP; e implementar estratégias para alta densidade de equipamentos, como o roteamento adequado dos fluxos de ar frio e quente no Data Center e a administração inteligente da camada física.

O roteamento eficiente dos fluxos de ar frio pode ser maximizado com soluções da Panduit, como o Cool Boot, capaz de fechar os espaços entre os cabos e acessos no piso elevado, e que, junto com os gabinetes Net-Access, reduzem de forma significativa o consumo de energia ao direcionar adequadamente os fluxos de ar no Data Center.

“A adoção de tecnologias de última geração na infraestrutura dos edifícios corporativos  permite transformá-los em lugares mais agradáveis para trabalhar, além de aumentar a eficiência, sustentabilidade e segurança da empresa”, aponta de la Fuente.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top