Empresas podem economizar até 30% com consumo de energia

0

Em ambientes corporativos, o elevado consumo de energia é devido aos vários sistemas prediais e de TI, como data centers, iluminação, ar condicionado, vigilância e qualquer outro sistema que faça parte da estrutura de funcionamento da empresa. Gerenciar de forma eficiente essa infraestrutura e garantir menor consumo de energia é um dos grandes desafios operacionais das grandes empresas.

De acordo com a Panduit, empresa especializada em soluções de infraestrutura física unificada, na hora de projetar a plataforma de cabeamento, uma boa estratégia é a consolidação de sistemas como telefonia, computação, controles de acesso, portas, elevadores, ar condicionado, iluminação e câmaras, entre outros, dentro de uma infraestrutura convergente.

Desse modo, a empresa consegue centralizar a administração desses equipamentos em uma única plataforma, aproveitar melhor as informações produzidas por cada sistema e tomar as decisões adequadas para cada tipo de situação. Tal projeto permite realizar economias consideráveis em recursos e energia.

“A consolidação de todas as informações em uma única plataforma viabiliza a criação de protocolos para a operação inteligente do prédio, o que leva à economia de energia de várias formas”, diz Jorge de la Fuente, diretor de vendas técnicas da Panduit.

Um sistema que direciona a ligação telefônica para onde a pessoa se encontra e não somente para o seu escritório, o ar condicionado ligado 15 minutos antes da chegada dos funcionários, elevadores de um hotel posicionados nos andares mais altos durante os primeiros horários da manhã, quando todos os hóspedes começam a sair, a intensidade da luz artificial reduzida durante uma tarde de verão são alguns exemplos de ações que reduzem, consideravelmente, o consumo de energia.

Boas Práticas
Existem boas práticas que aproveitam melhor a energia elétrica nas empresas e a primeira regra é adotar uma estratégia de sustentabilidade que envolva todos os recursos humanos da empresa.

Após a adesão dos funcionários, a empresa deve seguir procedimentos técnicos como: implementar uma plataforma de infraestrutura convergente que unifique todas as áreas e viabilize a administração inteligente; projetar corretamente a distribuição elétrica, equilibrando cargas elétricas e adotando as técnicas corretas de conexão e emenda de cabos; consolidar as fontes de energia para os dispositivos de baixa tensão por meio de soluções como Power Over Ethernet (PoE), passando a depender apenas de uma fonte eficiente e robusta que atenda a câmeras, telefones, controles de acesso e dispositivos de controle de IP; e implementar estratégias para alta densidade de equipamentos, como o roteamento adequado dos fluxos de ar frio e quente no Data Center e a administração inteligente da camada física.

O roteamento eficiente dos fluxos de ar frio pode ser maximizado com soluções da Panduit, como o Cool Boot, capaz de fechar os espaços entre os cabos e acessos no piso elevado, e que, junto com os gabinetes Net-Access, reduzem de forma significativa o consumo de energia ao direcionar adequadamente os fluxos de ar no Data Center.

“A adoção de tecnologias de última geração na infraestrutura dos edifícios corporativos  permite transformá-los em lugares mais agradáveis para trabalhar, além de aumentar a eficiência, sustentabilidade e segurança da empresa”, aponta de la Fuente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.