TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Jogos Olímpicos em 2012 inaugura Centro de Operações de Tecnologia

Postado em: 13/10/2011, às 21:51 por Redação

O Comitê Londres 2012 e a Atos, parceira global de TI para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, inauguraram oficialmente no último dia 10, o Centro de Operações de Tecnologia, ambiente que controlará todas as 94 arenas de competição e não-competitivas do evento esportivo. O anúncio dá seqüência à primeira fase da “London Prepares Series”, durante a qual o time de tecnologia das Olimpíadas de Londres junto com a Atos, integradora líder e outros parceiros tecnológicos, trabalharam em colaboração para entregar toda a Tecnologia da Informação  durante os eventos de teste.
O Centro de Operações de Tecnologia monitora e controla os sistemas de TI que entregam os resultados de todas as competições esportivas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos para a imprensa mundial em tempo real. Para Londres 2012, a Atos espera processar 30% mais dados relativos a resultados do que em Pequim (Olimpíadas 2008), assegurando que a imprensa global atenda à demanda de fãs por informações enquanto o evento acontece. Estimativas da própria empresa apontam que serão 8,5 bilhões de PCs, smartphones e tablets conectados à internet em 2012, e que os Jogos de Londres serão transformados nos jogos mais “inteligentes” promovidos até hoje.

Uma das inovações tecnológicas a disposição de Londres 2012, é que pela primeira vez em uma competição olímpica de verão, todos os 26 esportes olímpicos e 5 paraolímpicos serão adicionados ao CIS (Commentator Information System, em inglês), sistema gerenciado diretamente do Centro de Operações Tecnológicas que fornece aos comentaristas e jornalistas os resultados em tempo real – por meio de dispositivos com tela sensível ao toque – de maneira tão rápida que eles poderão conhecer os resultados antes mesmo de ouvir os aplausos da torcida. Essa será a primeira vez que a mídia terá acesso tanto em Londres como em seus países de origem ao sistema com as informações de todas as modalidades esportivas.

Durante o período dos Jogos, o Centro de Operações de Tecnologia operará em plena capacidade com cerca de 450 colaboradores que cobrirão 180 posições para gerenciar e monitorar 24 horas por dia, 7 dias por semana, a infraestrutura de tecnologia e sistemas, incluindo a segurança de TI, telecomunicações, energia e, principalmente, os sistemas dos resultados. A equipe é composta pelo time de tecnologia de Londres 2012, funcionários da Atos e demais parceiros tecnológicos.

Primeira etapa
A primeira fase de preparação para as Olimpíadas em Londres serviu como prática não apenas para os atletas, mas também para a equipe de tecnologia, bem como os meios de comunicação e os próprios locais de competição.

Durante 79 dias, a equipe de tecnologia de Londres 2012, a Atos e todos os parceiros configuraram cerca de 180 servidores, mais de 1.160 computadores e laptops, 190 dispositivos de rede e de segurança e mais de 400 impressoras e copiadoras. Em termos de tecnologia, tudo ocorreu bem.

O sistema de controle eletrônico de acesso, totalmente integrado com o sistema de credenciamento, foi testado durante a primeira fase de preparação. Ele verifica em tempo real que a pessoa que está acessando o espaço onde ela está autorizada.

Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional afirma: “A tecnologia está mudando radicalmente como os espectadores querem desfrutar os Jogos Olímpicos e o nosso parceiro global de longa data, a Atos, desempenha um papel crítico ao garantir que a tecnologia continue a superar a experiência do espectador. O COI está muito impressionado com o progresso dos preparativos em Londres”.

Paul Deigton, Chefe Executivo da Londres 2012, comenta: “A tecnologia muitas vezes passa despercebida e, ainda assim, é absolutamente necessária para o nosso sucesso em 2012. Os Jogos não acontecem sem tecnologia e estou muito contente que a nossa equipe de Tecnologia de Londres, em conjunto com a Atos, estão no caminho certo para entregar os melhores Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2012”.

Patrick Adiba, CEO da Atos para Iberia, Jogos Olímpicos e Grandes Eventos, adiciona: “É uma honra estar aqui hoje, com a equipe de Londres 2012 e nossos parceiros tecnológicos para escrever a história com o lançamento oficial do Centro de Operações de Tecnologia. Durante o período dos Jogos, este será a central que fornecerá os resultados para a família olímpica e para a mídia mundial em menos de um segundo, a fim de que os espectadores de todo o mundo possam acompanhar os acontecimentos em tempo real, onde quer que estejam e por meio de qualquer dispositivo. Hoje é um marco tecnológico expressivo e demonstra que estamos no caminho certo para realizar os Jogos de Londres 2012”.
 

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top