Jogos Olímpicos em 2012 inaugura Centro de Operações de Tecnologia

0

O Comitê Londres 2012 e a Atos, parceira global de TI para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, inauguraram oficialmente no último dia 10, o Centro de Operações de Tecnologia, ambiente que controlará todas as 94 arenas de competição e não-competitivas do evento esportivo. O anúncio dá seqüência à primeira fase da “London Prepares Series”, durante a qual o time de tecnologia das Olimpíadas de Londres junto com a Atos, integradora líder e outros parceiros tecnológicos, trabalharam em colaboração para entregar toda a Tecnologia da Informação  durante os eventos de teste.
O Centro de Operações de Tecnologia monitora e controla os sistemas de TI que entregam os resultados de todas as competições esportivas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos para a imprensa mundial em tempo real. Para Londres 2012, a Atos espera processar 30% mais dados relativos a resultados do que em Pequim (Olimpíadas 2008), assegurando que a imprensa global atenda à demanda de fãs por informações enquanto o evento acontece. Estimativas da própria empresa apontam que serão 8,5 bilhões de PCs, smartphones e tablets conectados à internet em 2012, e que os Jogos de Londres serão transformados nos jogos mais “inteligentes” promovidos até hoje.

Uma das inovações tecnológicas a disposição de Londres 2012, é que pela primeira vez em uma competição olímpica de verão, todos os 26 esportes olímpicos e 5 paraolímpicos serão adicionados ao CIS (Commentator Information System, em inglês), sistema gerenciado diretamente do Centro de Operações Tecnológicas que fornece aos comentaristas e jornalistas os resultados em tempo real – por meio de dispositivos com tela sensível ao toque – de maneira tão rápida que eles poderão conhecer os resultados antes mesmo de ouvir os aplausos da torcida. Essa será a primeira vez que a mídia terá acesso tanto em Londres como em seus países de origem ao sistema com as informações de todas as modalidades esportivas.

Durante o período dos Jogos, o Centro de Operações de Tecnologia operará em plena capacidade com cerca de 450 colaboradores que cobrirão 180 posições para gerenciar e monitorar 24 horas por dia, 7 dias por semana, a infraestrutura de tecnologia e sistemas, incluindo a segurança de TI, telecomunicações, energia e, principalmente, os sistemas dos resultados. A equipe é composta pelo time de tecnologia de Londres 2012, funcionários da Atos e demais parceiros tecnológicos.

Primeira etapa
A primeira fase de preparação para as Olimpíadas em Londres serviu como prática não apenas para os atletas, mas também para a equipe de tecnologia, bem como os meios de comunicação e os próprios locais de competição.

Durante 79 dias, a equipe de tecnologia de Londres 2012, a Atos e todos os parceiros configuraram cerca de 180 servidores, mais de 1.160 computadores e laptops, 190 dispositivos de rede e de segurança e mais de 400 impressoras e copiadoras. Em termos de tecnologia, tudo ocorreu bem.

O sistema de controle eletrônico de acesso, totalmente integrado com o sistema de credenciamento, foi testado durante a primeira fase de preparação. Ele verifica em tempo real que a pessoa que está acessando o espaço onde ela está autorizada.

Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional afirma: “A tecnologia está mudando radicalmente como os espectadores querem desfrutar os Jogos Olímpicos e o nosso parceiro global de longa data, a Atos, desempenha um papel crítico ao garantir que a tecnologia continue a superar a experiência do espectador. O COI está muito impressionado com o progresso dos preparativos em Londres”.

Paul Deigton, Chefe Executivo da Londres 2012, comenta: “A tecnologia muitas vezes passa despercebida e, ainda assim, é absolutamente necessária para o nosso sucesso em 2012. Os Jogos não acontecem sem tecnologia e estou muito contente que a nossa equipe de Tecnologia de Londres, em conjunto com a Atos, estão no caminho certo para entregar os melhores Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2012”.

Patrick Adiba, CEO da Atos para Iberia, Jogos Olímpicos e Grandes Eventos, adiciona: “É uma honra estar aqui hoje, com a equipe de Londres 2012 e nossos parceiros tecnológicos para escrever a história com o lançamento oficial do Centro de Operações de Tecnologia. Durante o período dos Jogos, este será a central que fornecerá os resultados para a família olímpica e para a mídia mundial em menos de um segundo, a fim de que os espectadores de todo o mundo possam acompanhar os acontecimentos em tempo real, onde quer que estejam e por meio de qualquer dispositivo. Hoje é um marco tecnológico expressivo e demonstra que estamos no caminho certo para realizar os Jogos de Londres 2012”.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.