TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Surgem novas ameaças ligadas à morte de Steve Jobs

Postado em: 13/10/2011, às 15:51 por Redação

Horas depois da morte do cofundador da Apple, Steve Jobs, a ESET já detectou o surgimento de novos tipos de ameaças eletrônicas (scams) se aproveitando do tema mais comentado no mundo na Internet e redes sociais. Este tipo de ataque ocorre geralmente quando morre uma pessoa importante com o objetivo de se aproveitar dos usuários mal informados, a exemplo do que aconteceu com Michael Jackson e Amy Winehouse.

Entre as ameaças detectadas, há um site no qual os usuários são convidados a contribuir com dinheiro para o funeral de Jobs.  São atraídos para deixar uma mensagem de despedida e, em seguida, veem uma mensagem de apoio para a Sociedade de Câncer Pancreático dos Estados Unidos. Por fim, os internautas recebem um convite para contribuir comprando uma de suas invenções. 

Na realidade, a suposta contribuição dos usuários é mais um golpe praticado pelos cibercriminosos. “Este tipo de incidente e as técnicas utilizadas para conseguir enganar e prejudicar os usuários é conhecido como técnicas de Engenharia Social”, afirma Camillo Di Jorge, country manager da ESET no Brasil. No Facebook, a ameaça vem de uma página que, a propósito da memória de Steve Jobs, atrai os usuários para um falso sorteio de 50 iPads pela Apple. Novamente, trata-se de um golpe com o objetivo de coletar informações dos usuários e logo em seguida utilizar esses dados em campanhas de spam e propagação de outras ameaças.

Neste caso, o usuário do Facebook vê uma mensagem que o cita como o ganhador de um prêmio. O idioma da mensagem pode variar de acordo com a configuração do navegador, tentando personalizar a mensagem para atrair a maior quantidade de vítimas. Finalmente, o usuário que cai neste truque, disponibiliza suas informações sem saber que esses dados serão utilizados com má intenção.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top